Publicado em
Testes
Avaliação do Toyota Etios Platinum de R$ 66 mil. Será que vale a pena?
Ok, a gente concorda que o design do Etios não é unanimidade no quesito beleza. Mesmo assim existe um público que consegue enxergar mais além das linhas desengonçadas do Toyota. Quem fecha os olhos para o visual, percebe as qualidades do modelo no conjunto mecânico e na tocada do carro. A versão topo de linha do Toyota, chamada de Platinum, vem recheada de equipamentos e com mudanças de design para diferenciá-lo do restante da linha Etios. Mas será que por R$ 65.990 o sedã vale a pena?
Externamente, o Etios Platinum tem algumas características só dele. A grade é na cor do veículo e o para-choque dianteiro tem desenho exclusivo. A coluna central (entre as portas) tem acabamento preto. Estas rodas de liga leve de 15 polegadas só estão disponíveis na versão Platinum. Há ainda nas laterais as saias especiais. Na traseira as lanternas são escurecidas, o para-choque é exclusivo e há um spoiler na tampa do porta-malas.
Além disso, o Platinum tem todas as atualizações que a linha Etios 2017 recebeu. O isolamento acústico foi reforçado, a suspensão foi recalibrada e a direção elétrica reajustada. No interior a principal atualização é o cluster em TFT de 4,2 polegadas.
O motor 1.5 também foi atualizado. Não há mais tanquinho para partida a frio, o combustível é aquecido antes de entrar na câmara de combustão. Com a recalibração, o quatro cilindros ganhou 11 cv, e agora tem 107 cv. O torque subiu 11% até 14,7 kgfm. Para ajudar o propulsor, o ar-condicionado é mais inteligente e rouba menos potência para funcionar. O câmbio automático de quatro marchas é série no Platinum.
Na hora de acelerar, o Etios não parece um carro de R$ 65 mil. E a culpa não é do conjunto mecânico, que comporta bem o carro e está acertadinho. Nem dá para culpar a suspensão, que absorve bem o asfalto malvado de São Paulo. A culpa é do que o Etios carrega desde o lançamento: a má qualidade do acabamento do interior. Os plásticos ainda não condizem que o preço do Etios. Porém, se você conseguir ir além do tato. O Platinum pode ser uma opção boa de sedã.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: 4 cilindros em linha, 1.5
POTÊNCIA: 107 cv a 6.500 rpm
TORQUE: 14,7 kgfm a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO: Automático de 4 marchas, tração dianteira
FREIOS: Discos ventilados na dianteira / tambor na traseira
PNEUS: 185/60 R15
RODAS: aro 15
Veja também
Testes
VW ID. Buzz é a ‘Kombosa’ 100% elétrica e 200% carismática
Testes
Orca: pilotamos a primeira moto aquática 100% elétrica que chegou ao Brasil
Testes
Picape Ford Ranger é bruta até na versão de entrada XLS
Testes
Testamos o Volvo XC90 de 407 cv, que roda 40 km sem gasolina
Testes
Testamos o novo Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black
Testes