Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Notícias

Bentley vai encerrar produção de motores W12 em 2024

O motor W-12 está dando adeus! Nesta quinta-feira (23/02) a Bentley anunciou que vai interromper a produção do propulsor a combustão a partir de abril de 2024. Seguindo os planos de eletrificação da montadora, tudo indica que os próximos modelos da marca serão equipados com conjuntos híbridos e em configurações V8 e V-6, 

Lançado a mais de 20 anos, o W-12 foi o responsável por equipar os modelos mais tradicionais da Bentley, incluindo o Continental GT, Flying Spur e o Bentayga. Para a montagem desse motor, são necessários cerca de 30 especialistas que passam aproximadamente 6,5 horas construindo e testando o W-12 nas instalações da Bentley na Inglaterra.

Divulgação / Bentley

“O titan de 720 cv que a Mulliner criou para o Bentley Batur marca o fim de uma jornada de desenvolvimento da qual nossos colegas de engenharia e fabricação deveriam estar extremamente orgulhosos”, disse Adrian Hallmark, CEO da Bentley. “Quando a produção terminar em abril do próximo ano, nosso objetivo será a reciclagem e a recolocação de todos os artesãos qualificados que ainda constroem cada motor manualmente”.

Divulgação / Bentley

O responsável pela despedida do W-12 será o modelo Batur, lançado em agosto de 2022. O esportivo luxuoso foi equipado com a configuração mais potente do motor de 12 cilindros. Sob o capô, são 720 cv e 102 kgfm de torque no W-12 mais potente da história. Vale destacar que o conjunto está aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. 

O novo Bentley Batur teve apenas 18 unidades produzidas — todas já vendidas. Tudo indica que a partir do ano que vem a fabricante inglesa irá focar os seus investimentos na era da eletrificação, apresentando modelos híbridos e também 100% elétricos.