Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Elétricos e híbridos

Com 340 cv, VW ID. Buzz GTX é a “Kombi” mais potente de todos os tempos

Já viu uma minivan esportiva? Pois a Volkswagen acaba de inaugurar essa nova categoria de automóvel com o lançamento global do novo ID. Buzz GTX. A novidade é uma variante de alto desempenho do ID. Buzz, a releitura moderna da clássica Kombi.

Anunciado pela VW do Brasil como a “Kombi mais potente de todos os tempos”, o ID. Buzz GTX possui um motor elétrico em cada eixo, que combinados entregam um total de 340 cv de potência e até 70,7 kgfm de torque. Essa configuração também o torna um veículo com tração integral 4MOTION, ao contrário das outras versões da ID. Buzz, que possuem apenas as rodas traseiras tracionadas.

VW ID. Buzz GTX

Minivan elétrica esportiva será lançada na Europa no segundo semestre deste ano (Divulgação)

A “Kombosa” elétrica da linha GTX será oferecida em duas versões: um modelo com distância entre eixos normal, equipado com uma nova bateria de 79 kWh, e outra opção com entre-eixos alongado, combinada com uma bateria de 86 kWh. De acordo com dados da VW, ambos os modelos podem acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e têm velocidade máxima limitada em 160 km/h. Em comparação, o ID. Buzz convencional cumpre o 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e alcança até 145 km/h.

VW ID. Buzz GTX

Modelo acelera do zero aos 100 km/h em 6,2 segundos (Divulgação)

Vestida com traje esportivo, a ID. Buzz GTX apresenta um estilo diferenciado com o para-choque frontal redesenhado e oferece opções de rodas de liga leve com designs mais atraentes, disponíveis em tamanhos de 19 polegadas ou 21 polegadas como opcional, nas versões Caracas (pretas) e Townsville (pretas com superfície diamantada). Outra exclusividade dessa minivan é a opção de pintura na cor vermelho Cherry.

VW ID. Buzz GTX

Volume do bagageiro varia de 1.121 litros a 2.123 litros (Divulgação)

Por dentro do ID. Buzz GTX

O interior do veículo é totalmente customizado ao estilo “GT” da VW. Ao contrário do ID. Buzz “manso”, que possui uma cabine decorada em tons claros e cores vivas, a versão GTX apresenta um interior completamente preto. Os bancos dianteiros são revestidos em couro com costuras vermelhas e têm esportivo, com apoios laterais, e exibem o logotipo da série bordado nos encostos. O volante também contém elementos especiais.

VW ID. Buzz GTX

Interior do ID. Buzz GTX é todo preto, mantendo a tradição dos carros esportivos da VW (Divulgação)

O ID. Buzz GTX oferece diferentes configurações de assentos, dependendo da versão escolhida. A variante com entre-eixos normal pode ser configurada com cinco lugares, com um banco traseiro dividido em 40:60 na segunda fileira, ou com seis lugares, incluindo dois assentos individuais nas segunda e terceira fileiras. Já o modelo alongado pode ser configurado para cinco lugares, com um banco traseiro para três passageiros, ou para seis ocupantes. Além disso, há uma opção para sete passageiros, com um banco da segunda fileira com três lugares e dois assentos individuais na terceira. Os bancos da segunda fileira podem ser movidos 150 mm ou 200 mm, dependendo da opção da minivan. Todos os bancos possuem pontos de fixação ISOFIX para assentos infantis.

VW ID. Buzz GTX

Bancos dianteiros têm formato esportivo, com abas laterais de apoio (Divulgação)

A minivan esportiva oferece amplo espaço de carga, variando de acordo com a configuração dos assentos. Na versão padrão com cinco ocupantes, o volume do bagageiro varia de 1.121 litros a 2.123 litros. O modelo alongado oferece ainda mais espaço, com até 1.340 litros carregados até a segunda fileira de assentos. Com todas as fileiras ocupadas, ainda é possível ter 306 litros de espaço.

Conteúdo tecnológico do ID. Buzz GTX

A ID. Buzz GTX traz consigo uma série de inovações em hardware e software. Entre as atualizações, destaca-se um novo display head-up opcional e a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento da VW, com uma tela sensível ao toque de 12,9″. Além disso, o assistente de voz IDA permite o controle intuitivo do veículo e responde a perguntas usando uma base de dados da Wikipedia, com integração ao ChatGPT.

VW ID. Buzz GTX

Interior da minivan pode ser configurado para transportar até sete ocupantes (Divulgação)

Um novo aplicativo Wellness ajusta várias funções do veículo para melhorar o bem-estar durante a condução. A linha também apresenta avançados sistemas de assistência, como o Park Assist Plus e o sistema de aviso de saída de faixa. O ID. Buzz GTX oferece ainda um teto solar panorâmico, o maior já visto num veículo da Volks, com uma película de cristal líquido que pode ser acionada eletronicamente para tornar-se transparente ou opaca.

Pré-venda do ID. Buzz GTX começa em junho

O lançamento do ID. Buzz GTX na Europa, nas versões com entre-eixos normal e alongado, está programado para o segundo semestre deste ano. A pré-venda, porém começa antes, a partir de junho. A montadora ainda não informa se a variante esportiva será oferecida no mercado brasileiro.

Aqui no Brasil, o ID. Buzz está disponível somente por meio do programa de assinatura VW Sign&Drive. As mensalidades variam de R$ 12.990 a R$ 17.890, dependendo do plano escolhido, que pode ser de 24, 36 ou 48 meses.

GTX é o novo GTI

Com a transição para veículos elétricos, que dispensam o sistema de injeção de combustível, a sigla GTI perdeu sua relevância. No entanto, a Volkswagen rapidamente resolveu esse impasse com a nova linha GTX, que identifica seus modelos esportivos eletrificados.

O ID. Buzz GTX é o terceiro veículo da montadora a receber a nomenclatura esportiva, seguindo os passos do ID. 3 GTX e do ID.7 GTX Tourer.