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Elétricos e híbridos
Dodge Charger renasce eletrificado e vira o muscle car mais potente do mundo
A Dodge está escrevendo uma nova história no mundo dos carros de alto desempenho com o lançamento do novíssimo Charger, marcando o início de uma era revolucionária para a marca famosa por seus motores V8 a gasolina. E a grande novidade? Este ícone do poder sobre quatro rodas agora surge em uma nova versão, totalmente elétrica.
O destaque desse lançamento sem dúvida é a eletrificação deste carro icônico. A Dodge, inclusive, anuncia o novo Charger como o “primeiro e único” muscle car elétrico do mundo, talvez numa alfinetada ao Ford Mustang Mach-E, que mais parece um SUV. De toda forma, a nova geração do clássico esportivo da Dodge é forte o suficiente para manter o legado da marca.
Sobre o desenho com linhas futuristas, a fabricante diz com belas palavras que o novo Charger apresenta “uma destilação do design do muscle car através de um exterior moderno e musculoso que se concentra na função, evita excessos e reconhece sutilmente a inspiração das linhas limpas e atemporais de seus antecessores”.
Muscle car mais potente do mundo
O Charger 2024 será oferecida em versões com motorização a gasolina e 100% elétrica, caso do Charger Daytona Scat Pack, o “muscle car mais potente do mundo”, como destaca o comunicado da Stellantis, controlador da Dodge.
As versões elétricas do Charger possuem um sistema de propulsão de 400 V da Stellantis, com dois motores elétricos, um em cada eixo, dando ao carro tração nas quatro rodas. O modelo topo de linha Charger Daytona Scat Pack gera até 670 cavalos de potência e 272 kgfm de torque, o bastante para acelerar de 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em 3,3 segundos e percorrer ¼ de milha (402 metros) em 11,5 s, conforme números da marca.
“O Dodge Charger Daytona Scat Pack eletrificado oferece níveis de desempenho do Charger Hellcat Redeye e anuncia sua presença por meio do primeiro escapamento Fratzonic Chambered do mundo”, disse Tim Kuniskis, CEO da marca Dodge, comentando sobre o sistema sonoro presente no veículo que projeto o som de um motor V8.
Um legítimo muscle car também precisa ser capaz de lixar as rodas traseiras no asfalto e deixar aquela bela borrachada no chão. Para fazer isso no Charger elétrico com tração integral basta acionar o Donut Mode (um dos sete modos de condução do carro), que libera o giro somente das rodas traseiras e permite que o carro gire em torno das rodas dianteiras. Enfim, o carrão da Dodge, mesmo eletrificado, ainda pode dar “zerinho”.
Chão de baterias
Para percorrer grandes distâncias com segurança, a Dodge equipou os novos Charger elétricos com baterias parrudas: a capacidade é de 100,5 kW e a taxa de descarga máxima chega a 550 kW, que pode ser acionada em arrancadas.
No Charger Daytona Scat Pack, as baterias rendem um alcance é em torno de 416 km (260 milhas), enquanto o Daytona R/T roda até 507 km (317 milhas), de acordo com o fabricante. Ambos os veículos podem ser recarregados de um estado de carga de 20% a 80% em pouco mais de 27 minutos ao usar um carregador rápido DC CCS de nível 3.
Os modelos Charger Daytona também vêm equipados com um sistema de frenagem regenerativa personalizável. Os motoristas podem ajustar o nível de frenagem regenerativa (0,1g, 0,2g ou 0,3g de regeneração) usando paddle shifters no volante.
O emprego das grandes baterias e o sistema propulsor de 400 V é possível graças a plataforma STLA Large do grupo Stellantis sobre a qual o carro é montado. Essa mesma base servirá na construção de veículos híbridos e a combustão de outras marcas do grupo, como o Jeep Wagoneer S.
Novo Dodge Charger mantém opções a gasolina
Para agradar gregos e troianos, a Dodge também vai oferecer o novo muscle car com opções de motorização a gasolina. Mas nada de V8. Em nome da redução do consumo de gasolina, a fabricante optou por equipar o novo muscle com o motor Hurricane, um bloco 3.0 litros V6 biturbo.
A opção mais radical com motor térmico será o Charger SIXPACK H.O, com o V6 calibrado para entregar 550 cv. Outra variante, o Charger SIXPACK S.O vem 420 cv. As duas versões possuem câmbio automático de 8 marchas e tração integral.
Vendas começam neste ano
Por enquanto, a Dodge apresentou apenas a versão cupê de duas portas do novo Charger. A marca ainda não definiu uma data para o início das vendas do carro, mas informou que a produção começará neste ano. Já os modelos com carroceria de quatro portas, bem como as opções com motores a gasolina, iniciarão a produção no primeiro trimestre de 2025, na fábrica da Stellantis em Windsor, Ontário, no Canadá.
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