Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Dodge explode sete motores até chegar no V8 mais potente da marca

A Dodge está preparando o motor V-8 mais potente da história da fabricante americana. O novo propulsor será o responsável por equipar o sétimo e último modelo da série Last Call, edição de despedida dos modelos Charger e Challenger que serão totalmente elétricos em suas próximas gerações.

Atualmente, a montadora de Michigan, já revelou seis exemplares de sete que estão sendo produzidos especialmente para marcar a aposentadoria da mecânica a combustão. De acordo com a Dodge, a sétima versão que estava programada para ser apresentada no SEMA Show, está atrasada O motivo, é curioso: Sete motores teriam explodido durante as provas de validação.

“Eu não vou tentar me esconder atrás de clichês como ‘problemas de cadeia de suprimentos e chips’, ou coisas do tipo”, comentou Tim Kuniskis, CEO da Dodge, trazendo a culpa para si ao justificar o atraso do Muscle Car mais icônico da história.

Divulgação

O executivo afirma que adicionar potência em um Hellcat é “muito facil”. Mas todos os veículos precisam passar pelos rigorosos testes de durabilidade das demais versões. “Andamos com os veículos em aceleração máxima por horas e horas a fio, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O teste é simplesmente brutal”, complementa Kuniskis.

O conjunto V-8 de 6.2 litros que está equipado no Challenger tem 818 cv, enquanto o modelo SRT Demon possui sob o capô nada mais, nada menos, do que 852 cv, o que seriam receitas bem satisfatórias. Mesmo assim, a Dodge quer algo a mais e segundo alguns rumores, a última versão da série Last Call, vai ter uma potência superior aos 900 cv, podendo beirar os 1000 cv.

A Dodge, não revelou quando a última edição dos Charger e Challenger serão oficialmente revelados. Mas tudo indica que logo após o SEMA Show, a fabricante dará indícios sobre a versão mais potente do Muscle Car americano que está prestes a aposentar os motores a combustão.

Divulgação