Publicado em
Elétricos e híbridos
E-Transit da Ford Pro promete eficiência e custos reduzidos para frotas brasileiras
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, anunciou nesta terça-feira (27) o início das vendas da E-Transit no Brasil para o final de março. A chegada desse modelo elétrico oferece uma nova opção para clientes em busca de sustentabilidade e eficiência em suas operações comerciais.
Além da versão furgão, que tem sido testada na América do Sul em um programa piloto desde 2022 com frotistas, a E-Transit apresenta uma variante chassi cabine, sendo a primeira com motorização elétrica no segmento de até 5 toneladas no Brasil.
Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul, ressalta que o lançamento da E-Transit é um passo significativo na ampliação da atuação da Ford Pro no mercado brasileiro. “A chegada da E-Transit é mais um passo importante na ampliação e diversificação da nossa linha de produtos para dar continuidade ao crescimento da Ford Pro, sempre com foco em oferecer a máxima rentabilidade para o negócio do cliente.”
Desde o início de suas operações em 2021 com a Transit Minibus, seguida pela Transit Furgão, a Ford Pro tem avançado no mercado, introduzindo no ano passado três novos produtos: Transit automática, Transit Chassi e a nova geração da Ranger, nas versões XL e XLS.
E o investimento da Ford Pro tem mostrado resultados expressivos, com um crescimento de 60% nas vendas de veículos comerciais no Brasil nos últimos 24 meses, totalizando mais de 5.200 unidades em 2023, incluindo comerciais leves e picapes de trabalho.
Frotas eletrificadas
A eletrificação de frotas é uma tendência crescente tanto globalmente quanto no Brasil. Para a Ford, a E-Transit atende às necessidades de empresas e grandes frotistas que buscam no curto prazo operações mais sustentáveis e com menor custo operacional.
Com mais de 40.000 unidades vendidas na Europa e nos Estados Unidos, onde lidera o segmento, a E-Transit já passou por testes com sucesso por mais de dez empresas na América do Sul, incluindo Brasil, Argentina e Chile, principalmente nos setores logístico e de e-commerce.
O desempenho positivo nos testes resultou na primeira venda de 300 unidades da E-Transit – para um cliente ainda não revelado.
A Ford Pro ainda oferece suporte total aos clientes durante a transição para a eletrificação de suas frotas, incluindo antecipação de necessidades, transformação dos veículos e preparação da infraestrutura de carga.
E-Transit – furgão e chassi
A E-Transit está disponível em duas versões, furgão e chassi, equipadas com motor elétrico de 198 kW (269 cv) com tração traseira e autonomia de 317 km (WLTP).
A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil, informou a Ford.
Como diferenciais exclusivos nesse segmento, a E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°.
“A E-Transit oferece vantagens que vão muito além das emissões zero. O custo de posse é uma delas. O seu trem de força tem 86% menos peças de desgaste que o da versão a diesel e, combinado com o uso da energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem peso bruto total de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg.
Já a E-Transit Chassi tem versões com peso bruto total de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Tanto a furgão como a chassi chegam com preço a partir de R$ 542.000 com garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria.
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos