Publicado em
Elétricos e híbridos
Elétrico, Tesla Y foi o carro mais vendido do mundo em 2023
O número ainda não é definitivo, mas quem fez a conta já bateu o martelo: o carro mais vendido do mundo em 2023 foi o Tesla Y, com 1,23 milhão de unidades emplacadas, de acordo com dados preliminares da consultoria JATO Dinamics. Está é a primeira vez que um automóvel elétrico ocupa o topo do ranking que é compilado desde 1980.
Carro mais vendido do mundo em 2022, o SUV Toyota RAV4 foi o segundo colocado na lista, com 1,07 milhão de unidades vendidas, seguido de outro produto da montadora japonesa, o sedã Corolla, com 1,01 milhão de emplacamentos, segundo dados parciais da consultoria.
Embora um pequeno número de mercados ainda não tenha divulgado seus dados de vendas de veículos automotores em 2023, as informações recolhidas pela JATO até o momento indicam que o Model Y da Tesla Motors alcançou um patamar que não será superado. Ainda segundo a consultoria, as vendas do carro elétrico da montadora de Elon Musk no ano passado tiveram um aumento de 64% comparado ao volume de 2022.
Felipe Munoz, Analista Global da JATO, comentou sobre o rápido sucesso de vendas do Tesla Y, que chegou ao mercado em 2020 : “O aumento nas vendas globais do Model Y não tem precedentes, especialmente para um veículo entre os dez mais vendidos. O que a Tesla conseguiu alcançar com o Model Y em tão curto espaço de tempo é simplesmente notável.”
Tesla Y foi o carro mais vendido na China e na Europa
O Tesla Y liderou as vendas na Europa e na China, os dois maiores mercados de veículos elétricos do mundo. De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM), mais de 456.000 unidades foram enviadas para o país em 2023 – um aumento de 45% em relação a 2022. No Velho Continente, foram registadas mais de 255 mil unidades do carro da Tesla.
Para o analista da JATO, o bom desempenho do Model Y da Europa se deu por conta de seu preço competitivo e o prestígio que o público local tem pela Tesla Motors. “As reduções de preços ao longo do ano, combinadas com a reputação da Tesla como fabricante de veículos elétricos fiável e competitivo, ajudaram a alimentar a já elevada procura. Como resultado, a Tesla está na mente de muitos consumidores que desejam comprar um veículo elétrico.”
Toyota no retrovisor do Tesla Y
De acordo com os dados preliminares da JATO, o ano de 2023 marcará o fim da posição de destaque da Toyota no ranking dos carros mais vendidos. O sedã Corolla, por exemplo, foi o veículo mais vendido no mundo por mais de 20 anos até 2022, quando perdeu o posto para o RAV4.
Na visão do especialista da consultoria, a montadora japonesa está perdendo espaço por não possuir um catálogo mais abrangente com opções de veículos 100% elétricos.
“A Toyota tem uma forte presença a nível mundial, com o RAV4 e o Corolla tornando a marca atrativa com uma oferta diversificada. No entanto, ambos os modelos carecem de opções puramente elétricas, oferecendo apenas alternativas híbridas. Embora a Toyota ainda tenha vivido um ano forte em 2023, o RAV4 e o Corolla são simplesmente incapazes de competir no mercado de carros elétricos, que está se tornando cada vez mais estabelecido e importante na Europa e na China”, concluiu Munoz.
A versão final do ranking elaborado pela JATO com os dados restantes de mercados ainda não contabilizados será publicada no segundo trimestre de 2024.
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos