Publicado em
Elétricos e híbridos
Elon Musk promete Tesla Roadster com aceleração incrível: 0-100 km/h em 1 segundo
Elon Musk prometeu e agora terá que cumprir. O magnata e CEO da Tesla Motors declarou em sua própria rede social, o X (antigamente conhecida como Twitter), que a próxima geração do esportivo elétrico Tesla Roadster será revelada nos Estados Unidos até o final deste ano e estará disponível no mercado em 2025. Mas isso é o de menos. Interessante mesmo será o desempenho do veículo.
“Aumentamos radicalmente os objetivos de design do novo Tesla Roadster. Nunca haverá outro carro como este, se é que podemos chamá-lo de carro”, escreveu Musk no X. Ele ainda acrescentou que a próxima geração do carro é desenvolvida pela Tesla Motors em colaboração com a SpaceX, empresa que desenvolve e lança foguetes ao espaço e que também pertence ao bilionário.
Respondendo a um usuário da plataforma, Musk comentou que o novo Roadster poderá acelerar de 0 a 60 milhas por hora (0 a 96 km/h) em apenas 1 segundo. Como se não fosse o bastante, o empresário ainda afirmou que “essa é a parte menos interessante” da próxima geração do esportivo elétrico.
0-60mph < 1 sec
And that is the least interesting part
— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
A segunda geração do Roadster tem sido anunciada pela Tesla Motors e Elon Musk desde 2017. O site da montadora inclusive possui uma seção dedicada ao carro, que ainda não foi lançado, mas já pode ser reservado por US$ 50.000 (cerca de R$ 248 mil na cotação atual). A página cita ainda dados impressionantes sobre o desempenho do esportivo, entre eles a autonomia de quase 1.000 km e a assombrosa velocidade máxima de 400 km/h.
Tesla Roadster, o pioneiro
Primeiro produto lançado pela Tesla Motors, o Roadster chegou ao mercado em 2008 quebrando paradigmas. O veículo baseado no levíssimo Lotus Elise foi o pioneiro entre os carros elétricos de performance esportiva movido a bateria.
A versão topo de linha do primeiro Tesla Roadster tinha motor ajustado para gerar 288 cavalos de potência e 40,7 kgfm de torque. Com esses números, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança velocidade máxima de 200 km/h. Em 2012, o veículo saiu de linha após a montadora concluir cerca de 2.400 unidades.
O Tesla Roadster também foi o primeiro carro a entrar em órbita. Em 2018, numa ousada ação de marketing, um foguete Falcon Heavy da SpaceX enviou para o espaço um exemplar do veículo, que hoje orbita o Sol em direção a Marte, onde se espera que possa um dia alcançá-lo. A jornada espacial do modelo pode ser acompanhada pelo website Where Is Roadster.
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos