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Elétricos e híbridos

Fábrica mais famosa da BMW vai produzir apenas carros elétricos a partir de 2027

Fábrica da BMW em Munique

A BMW anunciou nesta semana que construirá o moderno sedã Neue Klasse em suas instalações em Munique, na Alemanha, a partir de 2026; um ano depois, a fábrica, que é a mais famosa da marca alemã, passará a produzir somente veículos totalmente elétricos.

A fábrica em Munique será a primeira “iFACTORY” do Grupo BMW, focada na produção de veículos elétricos. A planta também vai implementar métodos otimizados de produção baseados em ciência de dados, inteligência artificial e virtualização.

“A fábrica de Munique é um excelente exemplo da nossa capacidade de adaptação. Estamos investindo 650 milhões de euros aqui e produziremos exclusivamente veículos totalmente elétricos em nossa fábrica-mãe a partir do final de 2027”, afirma Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG, Produção. “Só no ano passado, seis modelos totalmente elétricos entraram em produção. Ao mesmo tempo, também estabelecemos um recorde de produção, provando que somos simultaneamente capazes de entregar e moldar o futuro na nossa rede de produção.”

Produção em série do Neue Klasse começará em 2026 (Divulgação)

Peter Weber, diretor da fábrica do BMW Group em Munique, acrescentou: “Munique é o coração pulsante da BMW. A fábrica em Munique é inovadora e adaptável. O fato de esta transformação abrangente ocorrer ao mesmo tempo que cerca de 1.000 veículos são fabricados por dia é uma prática comum em Munique e é possível graças ao excelente desempenho de todos os nossos funcionários. Estamos muito satisfeitos por guiar a fábrica de Munique para um futuro totalmente elétrico, começando com o sedã Neue Klasse”.

Fábrica centenária

A transição para a produção de carros elétricos será a terceira grande reformulação da instalação da BMW em Munique. Erguida a mais de 100 anos, a unidade iniciou atividades produzindo motores de avião, que foi o primeiro negócio da marca alemã. A construção de automóveis nessa planta começou em 1952, com o modelo de luxo 501.

Foto antiga da fábrica da BMW em Munique

Erguida a mais de 100 anos, a planta da BMW em Munique iniciou a produção de automóveis em 1952 (Divulgação)

Em 2015, os primeiros modelos híbridos plug-in do BMW Série 3 foram fabricados na mesma linha de produção dos veículos a combustão, em Munique. Em 2021, o BMW i4 tornou-se o primeiro veículo totalmente elétrico a ser produzido na mesma fábrica.

O investimento de 650 milhões de euros para reformular a unidade industrial em Munique compreende a construção de quatro edifícios, incluindo uma nova linha de montagem de veículos.

Para abrir mais espaço na planta, a produção local de motores foi transferida para as unidades da BMW em Hams-Hall, na Grã-Bretanha, e Steyr, na Áustria. No ano passado, a montadora encerrou a produção de motores a combustão na Alemanha – e deixará de produzi-los na Europa até 2035.

A BMW deve encerrar a produção de carros com motores a combustão na Europa em 2035 (Divulgação)

Primeiro produto dessa nova fase da BMW, o Neue Klasse será produzido nas fábricas do grupo alemão em Munique, Debrechen, na Hungria, Shenyang, na China, e em San Luis Potosí, no México.

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