Elétricos e híbridos

Fabricante britânica promete hiperesportivo elétrico de 1.080 cv

A Ariel é uma fabricante de veículos de pequeno volume do Reino Unido. Mas o tamanho da sua produção é proporcionalmente inverso ao barulho que eles causam na indústria. Ou pelo menos ao que eles querem causar, com esse novo projeto nada ambicioso de lançar um hiperesportivo elétrico.

Os caras estão desenvolvendo um verdadeiro bólido de dois lugares com 1.080 cv e 183 kgfm de torque extraídos de quatro motores elétricos. Com esse conjunto, a fabricante diz que o P40, apelido temporário dele, vai disparar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. Até acho conservador esse tempo aí, que de alguma maneira não chega a impressionar tanto quando você fica sabendo da potência e torque disponíveis nele, mas não deixa de ser uma velocidade absurda.

O sistema de bateria pra abastecer esses quatro motores é de 42 KWh, instalada no assoalho do carro, centralizada, pra baixar o centro de gravidade. Ele conta com um extensor de autonomia — um gerador — de turbina. Mesmo sendo plana, a bateria deve representar a maior parte dos 1.600 kg previstos para o carro, que terá estrutura monocoque de alumínio e carroceria de fibra de carbono.