Publicado em
Carros de passeio
FORD APRESENTA O NOVO MUSTANG GTD COM MAIS DE 800 CV DE POTÊNCIA!
Depois de apresentar o Mustang GT3 na segunda semana de junho, a Ford Performance confirmou os rumores e revelou nesta sexta-feira (17/08) o novo Mustang GTD. Este é mais uma versão especial que estreia exclusivamente para clientes selecionados, em um lote limitado de apenas 100 unidades. GTD será a opção mais “radical” no portfólio do Mustang, possuindo aerodinâmica ativa e diversas características que lembram os carros de corrida.
O Mustang GTD nasceu quando um punhado de membros da equipe Ford se reuniu em 2021 para uma nova missão após o expediente que no papel parecia um sonho impossível: projetar um Mustang para enfrentar o melhor dos carros esportivos europeus. Segundo Jim Farley, presidente e CEO da Ford: “ Esta é uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de estrada para a pista, criamos um carro de corrida para a estrada. O Mustang GTD pega a tecnologia de corrida do nosso carro de corrida Mustang GT3, envolve-o em uma carroceria de fibra de carbono do Mustang e o lança nas ruas”.
Por aqui, a versão GTD foi fortemente inspirada no Mustang GT3 que está programado para correr em Le Mans no próximo ano. De cara podemos notar que a nova versão do Muscle Car está mais largo, graças ao novo body kit aerodinâmico que contempla pára-choque dianteiro com spoiler redesenhado, saias laterais, extrator traseiro e um aerofólio gigantesco instalado logo acima do porta malas.
“Nossa equipe de design trabalhou em conjunto com a equipe de design do Mustang GT3 e a equipe aerodinâmica, compartilhando soluções entre carro de corrida e carro de estrada e vice-versa. Este é um projeto impulsionado pela aerodinâmica”, comenta Anthony Colard, gerente de design da Ford Performance.
O Mustang GTD aproveita o uso extensivo de painéis de carroceria de fibra de carbono para reduzir o peso, baixar o centro de gravidade e melhorar a capacidade de resposta. Os para-lamas, capô, tampa que substitui a tampa do porta-malas, soleiras das portas, divisor dianteiro, difusor traseiro e teto são todos em fibra de carbono com painéis frontais e traseiros opcionais em fibra de carbono.
Sob o capô, o motor V8 superalimentado de 5,2 litros vai garantir uma potência superior aos 800 cv, o que tornaria este Mustang o mais forte já construído pela fabricante. O conjunto mecânico possui um escapamento de titânio com um sistema de válvula ativa. Já a caixa de marchas – instalada na parte traseira – será automática de dupla embreagem e oito marchas aliado a tração traseira.
O conjunto mecânico ainda vem com suspensão semi-ativa que pode ajustar as taxas de mola e a altura, sistema de resfriamento do motor e câmbio de alto desempenho, freios de carbono-cerâmica assinados pela marca Brembo e rodas alumínio forjado de 20 polegadas calçadas com pneus esportivos focado no desempenho pista.
O novo Ford Mustang GTD vai custar cerca de US$ 300.000 – Aproximadamente R$ 1,5 milhão em uma conversão direta sem impostos – e estará disponível com várias combinações de cores internas e em vários pacotes de opções especiais. Projetado e desenvolvido como uma colaboração entre a Ford e a Multimatic – empresa que desenvolveu o Mustang GT3, o Mustang GT4 e o Ford GT vencedor de Le Mans – a fabricante americana espera elevar a posição do Mustang como o carro-chefe mais competitivo e bem-sucedido da marca.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio