Publicado em
Elétricos e híbridos
HYUNDAI LANÇA SUPERESPORTIVO ELÉTRICO COM 650 CV E “CÂMBIO DE DUPLA EMBREAGEM”
A Hyundai revelou nesta quinta-feira (13/07) o primeiro modelo totalmente elétrico de alto desempenho da marca N. O IONIQ 5 N fez sua estreia mundial no Goodwood Festival of Speed em West Sussex, Inglaterra. O superesportivo elétrico chega para representar o primeiro passo para esta mudança estratégica com modelos N , além de inaugurar diversas tecnologias avançadas que serão compartilhadas com todos os Hyundai EVs com o objetivo estratégico de aumentar a competitividade geral da marca coreana.
O superesportivo da Hyundai é montado sobre a plataforma elétrica global E-GMP, o mesmo conjunto que está presente no KIA EV6, modelo que será vendido no Brasil ano que vem. Por aqui o IONIQ 5 N tem 42 pontos de soldagem adicionais e 2,1 metros de adesivos rígidos. A montagem do motor e da bateria também foi reforçada, enquanto os subquadros dianteiro e traseiro são aprimorados para rigidez lateral. Para suportar um torque mais forte do motor elétrico, os eixos motrizes integrados (IDA) – inspirados no Campeonato Mundial de Rally – foram reforçados. Vale destacar que as rodas são de alumínio forjado de 21 polegadas.
Sob o capô, o Ionic 5 N ganhou melhorias nos dois motores elétricos para garantir nada menos que 609 cv de potência combinada e 75,4 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,4 s, enquanto a velocidade máxima é de 260 km/h. Vale destacar que o modelo ainda tem freios redimensionados, suspensão esportiva e também um modo Boost capaz de elevar a potência para 650 cv e 78,5 kgfm durante alguns segundos para arrancadas pontuais.
E se os pilotos sentirem a falta do câmbio e das trocas de marcha, o sistema N e-shift vai simular uma transmissão de dupla embreagem (DCT) de oito velocidades dos carros com motor de combustão interna (ICE). Essa tecnologia incorpora uma mudança de marcha controlando a saída de torque do motor. A função também é capaz de imitar a sensação de solavanco entre as mudanças de marcha.
Com o intuito de melhorar a experiência de pilotagem o modelo conta com diversos modos de pré-condicionamento N Battery para otimizar as células da bateria para a temperatura mais eficiente em termos de energia, escolhendo entre o modo ‘Drag’ para uma explosão curta de energia total ou o modo ‘Track’ que otimiza a temperatura mais baixa possível da bateria por mais voltas.
Para acompanhar a performance, o exterior adiciona muitos elementos de design que melhoram o desempenho, como peças de acabamento pretas contrastantes e um spoiler traseiro tipo asa, que enfatizam os aspectos esportivos do modelo. Em comparação com o IONIQ 5 padrão, a versão N é mais “musculosa” com uma mudança de proporções sendo 20 mm mais baixo no geral, 50 mm mais largo na parte inferior para acomodar pneus mais largos e 80 mm mais longo devido ao difusor mais proeminente. As rodas são forjadas de alumínio de 21 polegadas calçadas com pneus 275/35R21 de alta aderência.
O novo Hyundai Ionic 5 N fará a sua estreia pública em Goodwood. A marca N construiu um estande dedicado que exibirá vários veículos, incluindo i20 N WRC, N Vision 74, RN22e e o recém-revelado IONIQ 5 N. O novo superesportivo ainda não tem data para começar a ser vendido. Os preços também não foram revelados. O modelo estará disponível em 10 cores enquanto o interior virá apenas com acabamento preto e detalhes azuis.
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos