Carros de passeio

Lamborghini encerra a produção do Aventador

Depois de perder 15 unidades em um navio que naufragou no Oceano Atlântico no início deste ano. A Lamborghini voltou a fabricar a série de despedida do modelo Aventador, um dos carros mais importantes da montadora italiana. Foram 11 anos de mercado e mais de 11 mil exemplares produzidos. 

O superesportivo se despede junto com a motorização V12 que dará lugar aos conjuntos híbridos e eletrificados nos próximos veículos da marca. Apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 2011, o Aventador também teve em seu tempo de fabricação, diversas variantes que já superaram recordes em algumas pistas conhecidas. É o caso do SVJ que colocou o seu nome no topo do ranking do circuito de Nürburgring.

A versão de despedida, Aventador Ultimae, recebeu uma série de apenas 600 unidades que equiparam pela última vez o motor V12 6.5 litros capaz de gerar 780 cv de potência e 73,4 kgfm a 6.750 rpm. Segundo a Lamborghini, o superesportivo acelera de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 355 km/h. Além de ser conversível, a 11.465ª unidade do Aventador é equipada com  tração integral e as rodas traseiras são esterçantes. 

O sucessor do Aventador tem chances de ser equipado com a motorização V12, mas com o auxílio do motor elétrico, seguindo os mesmos passos do novo Countach LPI 800-4 (que inclusive divide a plataforma com o Aventador).

Segundo Stephan Winkelmann, CEO da empresa: “Até 2025 vamos oferecer apenas híbridos em nossa linha. Isso vai diminuir as emissões de CO² em ao menos 50%”, afirmou. A partir do ano que vem, a Lamborghini inaugura a era da eletrificação de seus modelos. Já em 2028 deve chegar ao mercado o primeiro elétrico da marca italiana.

Divulgação