Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Lamborghini revela edição especial da Huracan STO dedicada a divisão Squadra Corse

Mesmo com a produção do Huracán encerrada e todas as unidades finais esgotadas, a Lamborghini acaba de revelar uma nova variante do superesportivo italiano. Criado para marcar uma década do departamento de automobilismo Squadra Corse, o Huracán STO SC 10° Anniversario estreia com diversas modificações para celebrar as origens e o automobilismo da divisão de alto desempenho mais tradicional da marca. 

Por aqui, a pintura é inspirada no Lamborghini SC63, o protótipo híbrido da classe Hypercar/GTP que irá marca presença nas competições de resistência mais importantes do mundo na temporada de 2024, como as 24 Horas de Le Mans e as 12 Horas de Sebring. As cores escolhidas para a pintura bicolor são Verde Mantis (verde) e Nero Noctis (preto), combinadas com uma faixa tricolor que percorre inteiramente o “cofango” e o teto.

Divulgação

Entre outros destaques, ambas as portas exibem o logotipo “Squadra Corse 10° Anniversario” para celebrar a divisão Motorsport da Lamborghini, que ostenta três vitórias consecutivas na classe GTD nas 24 Horas de Daytona e mais de 50 títulos gerais na categoria GT3. O logotipo da Squadra Corse também aparece no aerofólio traseiro do Huracán STO, que se estende desde o airscoop até a borda oposta do capô traseiro.

Por dentro, o acabamento interno foi selecionado especificamente para uso em pista. Os bancos esportivos são estofados em Alcântara Nero Ade (preto) com costura Verde Fauns (verde) e equipados com cintos de segurança de quatro pontos. O superesportivo também possui uma barra de segurança de alumínio que protege os ocupantes do carro. Para certificar a singularidade do carro, uma placa em fibra de carbono foi adicionada ao interior.

Divulgação

Sob o capô, o motor V10 de 5.2 litros – naturalmente aspirado – garante nada menos que 640 cv de potência e 57,6 kgfm de torque aliados ao câmbio automático de sete marchas. Para otimizar o som do propulsor, a fabricante italiana adicionou um escapamento de titânio Akrapovic. Nessa receita o zero a 100 km/h é feito em apenas 3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 310 km/h. Vale lembrar que a tração é traseira.

Na edição especial, Squadra Corse 10° Anniversario, a aderência mecânica foi aumentada significativamente por um conjunto de quatro amortecedores derivados de corrida que substituem os componentes ativos padrão. Os amortecedores são ajustáveis ​​em quatro direções, com recuperação/compressão em altas e baixas frequências. A aerodinâmica também foi otimizada com a adoção de dois novos spoilers dianteiros de fibra de carbono montados no capô, que funcionam em conjunto com uma asa traseira com um ângulo três graus superior ao do modelo de produção para aumentar a força descendente do superesportivo.

Divulgação