Carros de passeio

Lamborghini Revuelto é revelado como o sucessor do Aventador

Nesta quarta-feira (29/03) a Lamborghini terminou com o suspense e apresentou oficialmente o Revuelto, novo superesportivo da montadora italiana que chega para ser o sucessor do modelo Aventador. A nova máquina da fabricante estreia diversas tecnologias, inaugurando a era da eletrificação com um motor V12 híbrido.

No coração, o novo carro-chefe da Lamborghini estreia sob o capô um propulsor V12 de 6.5 litros, aliado a mais três motores elétricos. Essa combinação gera o total de 1.015 cv de potência aliado a tração integral e o câmbio automatizado de dupla embreagem e 8 marchas. O superesportivo acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, podendo superar os 349 km/h de velocidade máxima.

“O novo Revuelto é um marco na história da Lamborghini e um pilar importante em nossa estratégia de eletrificação da Direzione Cor Tauri”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini. É um carro único e inovador, mas ao mesmo tempo fiel ao nosso DNA: o V12 é um símbolo icônico de nossa herança e história superesportiva. A Revuelto nasceu para quebrar o padrão, combinando um novo motor de 12 cilindros com tecnologia híbrida, criando o equilíbrio perfeito entre entregar a emoção que nossos clientes desejam com a necessidade de reduzir as emissões”.  

Divulgação – Lamborghini

Revuelto traz o futuro do design da Lamborghini, estabelecendo uma linguagem estilística totalmente nova, mas respeitando as proporções da musculatura com a frente inclinada do Murciélago, enquanto a lâmina flutuante no para-choque traseiro inimitáveis ​​do Diablo são evidentes. Vale destacar que as portas de abertura vertical em tesoura também seguem vivas no novo superesportivo da marca italiana.

Para a Lamborghini, o grande segredo do Revuelto está na eficiência aerodinâmica. A montadora destaca que o desenvolvimento foi baseado em quatro pilares: eficiência; sinergia entre os componentes; integração entre os componentes; e projeto. O novo layout do superesportivo tem requisitos de design diferentes do Aventador, o que influenciou o desenvolvimento aerodinâmico do carro. Em resumo, a nova abordagem de design permitiu ao Revuelto aumentar a carga aerodinâmica dianteira em 33% e a carga traseira em 74% em comparação com o Aventador Ultimae (sob condições de carga máxima).

Divulgação – Lamborghini

Por aqui, a fibra de carbono, produzida artesanalmente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, é o principal elemento estrutural do novo carro, usado não apenas na monofuselagem e no quadro, mas também em muitas partes da carroceria. O uso extensivo de fibra de carbono e materiais leves, combinado com a potência do motor, contribui para alcançar a melhor relação peso/potência da história da Lamborghini: 1,75 kg/CV.

No interior, o modelo tem novos acabamentos derivados de materiais que são mais eficientes. O estofamento combina vários tecidos com microfibras feitas de poliéster reciclado. A montadora oferece ao menos 70 opções de combinações de cores.Para o cockpit, o motorista tem uma display de 12,3 polegadas, enquanto a central multimídia é de 8,4” instalada no centro do painel. Para o passageiro, a fabricante colocou uma tela estreita de 9,1 polegadas que também exibe informações vitais do veículo. 

Divulgação – Lamborghini

Entre os itens tecnológicos, o Revuelto estreia um sistema de navegador GPS avançado, incluindo a Amazon Alexa conectada, permitindo os ocupantes a controlarem tudo através de comandos de voz, além do aplicativo Lamborghini que fornece recursos como pré-ajustar certos parâmetros de direção para monitorar caso outra pessoa seja autorizada a dirigi-lo. 

Confirmado para os Estados Unidos, o novo Lamborghini Revuelto começa a ser vendido no final deste ano. O modelo ainda não teve os preços revelados, entretanto o novo superesportivo da marca italiana deve custar algo superior a US$ 600.000 (R$ 3,08 milhões). Sua vinda ao mercado brasileiro ainda é incerta.