Curiosidades

Máquina S-Tronic e o método que revolucionou a remanufatura para frota Diesel no Brasil

Com 35 anos de experiência no ramo automotivo, Sandro Stoco ministra cursos e treinamentos e teve uma ideia ao desenvolver uma máquina que reduz o custo de manutenção dos caminhões Diesel em mais de 80%. Ele celebra 20 anos dessa conquista que trouxe economia para os frotistas e empresas do setor Rodoviário Diesel em todo o país.

Sandro Stoco: criador do método que recupera bicos e unidades injetoras

Sandro criou um método para reaproveitar unidades e bicos injetores nos motores diesel. Hoje, 90% dos grandes caminhões que circulam pelo país utilizam esse componente no motor, cada um deles de seis a oito unidades dependendo do modelo e marca do caminhão (conforme a quantidade de cilindros – cada motor usa um bico/unidade por cilindro).

Como instrutor de treinamento da área automotiva e mais de 20 mil alunos treinados, ele acreditou que era preciso fazer algo para que essas unidades e bicos injetores não fossem jogadas no lixo ao apresentar defeitos, afinal de contas são componentes caros: em alguns casos pode passar dos R$ 50 mil. Com a máquina e o método de remanufatura desenvolvido por Stoco esse custo cai para R$ 5 mil.  

Esse método é aplicado por centenas de técnicos e reparadores automotivos espalhados pelo Brasil inteiro, quais foram treinamos pelo Sandro. A lucratividade é significativa para o setor de reparação no país, mas não somente o reparador e o frotista ganham com esse método mas, sim, toda a cadeia produtiva. 

Segundo Stoco, “a máquina S-Tronic e  o método de remanufatura já beneficiaram milhares de proprietários e  frotistas de caminhões pelo Brasil e certamente continuarão beneficiando”. Realmente ideias inovadoras são de grande importância para um mercado em constante crescimento como o setor de transporte e logística.