Publicado em
Carros de passeio
Mercedes-AMG GT Black Series é lançado com motor V8 de 730 cv
Ostentar a nomenclatura Black Series não é coisa para qualquer carro, mesmo sendo um Mercedes-Benz. Prova disso é que o Mercedes-AMG GT Black Series, apresentado nesta semana na Europa, é apenas o sexto modelo a se juntar à família da versão mais radical criada pela divisão esportiva da montadora alemã.
Sucessor do SLS – por sinal, o último superesportivo que recebeu uma série especial como essa -, o AMG GT Black Series impressiona na aparência e também nos números de desempenho. Equipado com motor 4.0 V8 biturbo de 730 cv e 81,5 kgfm de torque, ele acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos, atinge os 200 km/h em menos de 9s e velocidade máxima de 325 km/h.
Para extrair todo esse poderio, a Mercedes fez uma série de ajustes no conjunto, como a adoção de um virabrequim plano, em vez de cruzado, para aumentar o giro do motor e ampliar o ronco do vê-oitão. Os turbocompressores ficaram maiores para melhorar o torque visceral em baixas rotações e o lado do escape passou a ficar virado para a zona interna do “V”, entre as duas bancadas de cilindros.
O câmbio de dupla embreagem e sete marchas também ganhou modificações para lidar com o torque mais robusto. O eixo cardã é feito de fibra de carbono e pesa 13,9 kg – 40% mais leve que o do GT. A tração do AMG GT Black Series continua traseira, do jeito que Deus manda!
No visual, destaque para o capô de fibra de carbono com tomada de ar central e duas saídas laterais para extrair o ar quente do motor, parachoques mais robustos, difusor traseiro maior para gerar mais pressão aerodinâmica e (não tem como passar batido) a enorme asa traseira de duplo estágio com flap ativo que se ajusta aos parâmetros de pilotagem e em até 15º, podendo gerar 400 kg de pressão a 250 km/h.
Na posição mais horizontal, a peça reduz a resistência para alcançar velocidades mais altas. Na posição vertical, melhora a capacidade de frenagem e de contorno das curvas do superesportivo. Os freios são de carbono-cerâmica e os pneus, Michelin Pilot Sport Cup 2 R, com medidas 285/35 ZR19 na dianteira e 335/30 ZR20 atrás.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio