Publicado em
Carros de passeio
MINI encerrou produção da peruinha Clubman
Station wagon compacta que esbanja simpatia, o MINI Clubman saiu de linha nesta semana após 55 anos da estreia do modelo original, lançado em 1969. O carro, que estava na terceira geração, era produzido na fábrica da marca britânica em Oxford, na Inglaterra.
Desde o lançamento da primeira geração, a MINI vendeu mais de 1,1 milhão de unidades do Clubman em mais de 50 países.
A primeira geração do Clubman foi produzida de 1969 até 1982. O carro voltaria ao catálogo da MINI somente em 2007, quando o grupo BMW adquiriu a marca britânica e lançou a versão moderna do veículo, que era baseado no tradicional Cooper. A terceira e última geração, com importantes evoluções na parte mecânica e no design, chegou ao mercado em 2015.
Diretor da fábrica da MINI em Oxford, Markus Grüneisl comentou sobre o fim da linha da perua compacta: “Estamos extremamente orgulhosos de ter construído o MINI Clubman em Oxford nos últimos 18 anos para clientes em todo o mundo. Com a sua partida, esperamos receber membros da nova família MINI nas nossas linhas, incluindo um novo modelo conversível que começaremos a produzir no final deste ano.”
Além do novo modelo conversível citado pelo diretor da fábrica da MINI, outro carro da marca perto de estrear é o SUV compacto Aceman. Este será o primeiro veículo da fabricante oferecido somente com opções de motorização elétrica. O lançamento do carro, que atualmente passa pelos testes finais, é aguardado para o segundo trimestre deste ano.
No ano passado, a MINI lançou a edição de despedida do Clubman. O modelo chamado Final Edition teve a produção limitada em apenas 1.969 exemplares, uma referência ao ano de lançamento da primeira geração do carro.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio