Publicado em
Carros de passeio
Mobi Way: conheça o pequeno aventureiro da Fiat
Texto: Eduardo Bernasconi / Fotos: divulgação
Muita gente olha para o Fiat Mobi e enxerga um Mini-Uno. Dá para entender: além do visual semelhante, o powertrain com motor quatro cilindros em linha 1.0 (Fireflex, veja ficha técnica abaixo) e câmbio manual de cinco marchas é igual ao utilizado no modelo já conhecido. Segundo a cúpula da Fiat, os proprietários de modelos com este motor o colocam como destaque, elogiam seu funcionamento e confiabilidade. Daí a razão para mantê-lo no lançamento e não atacar de três-cilindros, sobrealimentado ou não, como outras fabricantes estão fazendo. O Mobi Way já está nas lojas, começa em R$ 39.300 e quer brigar com VW Cross up!, por exemplo.
Para que o conjunto mecânico mantivesse sua boa fama, a Fiat trabalhou forte para deixar o Mobi compacto e leve (966 kg). Ele se comporta bem para um modelo de entrada, especialmente nessa versão Way, mais ”aventureira”. Além dos apliques da carroceria, a suspensão é bem diferente das outras versões do modelo, a começar pela altura: está 15 mm mais alto que a básica, tem barra estabilizadora e pneus mais aptos para trechos sem asfalto. Nosso test-drive foi basicamente na terra e ele encarou bem as estradinhas do interior paulista, com direito a saltar algumas lombadinhas, passar por muitos buracos, valetas, pedras, grama, cascalho, quase de tudo. Claro que não vai encarar um lamaçal, trilha ou off-road pesado, mas a buraqueira das cidades brasileiras e as estradas vicinais de terra ele engole fácil.
Se comparado ao Uno, a rigidez estrutural mudou bastante e há economia de peso, material e construção do carro. O assoalho, por exemplo, recebeu novo desenho, com formato diferenciado e inovador, garantindo a tal rigidez necessária, assim como absorção de impacto. Em outros modelos, a absorção era conseguida inserindo material. Isso vale para todos os Mobi e a Fiat espera receber boa pontuação no Latin NCAP, teste que classifica a segurança dos veículos – as leis mudaram, os teste estão mais severos, mas os executivos estão otimistas com o resultado do compacto de 3,59 metros de comprimento.
Para quem gosta de um projeto diferente, dá para pegar essa versão Way e fazer na pegada do Uno (também Way) que montamos no FULLPOWER Projects, com rodas maiores, suspensão a ar e sonzeira.
Ficha técnica
Motor 1.0 Fireflex
Potência 73G/75A cv a 6.250 rpm
Torque 9,5G/99A kgfm a 3.850 rpm
Câmbio 5 marchas, manual
Pneus 175/65 R14
Peso 966 kg
Consumo médio 12,2G/8,8A km/litro
Veja abaixo mais fotos do Fiat Mobi Way:
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio