Publicado em
Elétricos e híbridos
Nova BMW Série 5 Touring é a primeira perua do mundo com motor elétrico
A BMW revelou nesta quarta-feira (7) a nova station wagon (ou perua, se preferir) Série 5 Touring, que segue as evoluções visuais e mecânicas introduzidas recentemente na quinta geração do sedã Série 5. O grande destaque do lançamento são as opções de motores elétricos, o que faz deste carro a primeira perua do mundo com motorização elétrica.
Carro de uma categoria na qual os clientes valorizam o espaço, a nova Série 5 Touring ficou maior em todas as direções comparado a perua anterior. O modelo renovado tem 5,05 metros de comprimento (9,65 centímetros a mais), 1,89 m de largura (3,30 cm a mais) e 1,51 m de altura (2,5 cm a mais). A distância entre-eixos também foi ampliada, chegando a 2,99 m (2 cm a mais), e o porta-malas comporta 596 litros ou 1.699 l com os bancos traseiros rebatidos.
A perua trás ainda os novos elementos de design introduzidos no Série 5 sedã mais recente. A dianteira, por exemplo, apresenta um novo formato dos faróis duplos e da grade BMW, que projeta para frente e possui contornos iluminados por LEDs. Na vista lateral, chama a atenção o longo friso pelo teto do carro, enquanto a porção traseira tem lanternas em LED em forma de L.
O equipamento padrão da nova Touring inclui rodas de liga leve em tamanhos de 18 e 19 polegadas para os modelos totalmente elétrico e híbrido. Rodas de até 21 polegadas estão disponíveis como opção nas outras versões. O carro ainda pode ser customizado com os pacotes M Sport Package, M Sport Package Pro e M Carbon Exterior Package.
Interior vegano
Alinhado as tendências de sustentabilidade, o interior do novo Série 5 Touring é “totalmente vegano”, como anuncia a BMW. Isso quer dizer que os elementos de decoração e acabamento interno do carro não têm materiais de origem animal.
Embora seja um carro para famílias, a quinta geração da perua alemã vem com bancos e volante esportivos de série. Opcionalmente, os assentos pode receber estofamento em couro BMW Individual Merino, incluindo variantes bicolores. Compradores também podem incluir no carro teto panorâmico de vidro e o sistema de som Bowers & Wilkins Surround com até 18 alto-falantes.
No centro do painel e inclinado para o lado do motorista está a central multimídia, que na versão renovada do Série 5 Touring possui uma tela de 14,9 polegadas.
Série 5 Touring tem múltiplas opções de motorização
Como já comentamos no início do texto, o Série 5 Touring é a primeira station wagon do mundo com motorização elétrica. A primeira opção é o i5 M60 xDrive Touring, com um motor elétrico em cada eixo, gera até 601 cv. Com toda essa cavalaria, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima limitada a 230 km/h. Já o alcance é de até 506 km.
A outra variante elétrica é o i5 eDrive40 Touring, que possui um motor elétrico de 340 cv (que atua somente nas rodas traseiras). Nessa versão, o veículo vai de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos – a BMW não informou a velocidade máxima – e tem autonomia de até 560 km.
O Série 5 Touring ainda será oferecido com em duas opções híbridas plug-in com motor diesel, os modelos 520e e 540d. Por fim, o 530e, um híbrido plug-in com motor a gasolina, completa o catálogo da nova perua.
De acordo com a BMW, a produção do novo Série 5 Touring e suas variantes já foi iniciado na fábrica do grupo alemão em Dingolfing, na Alemanha. O lançamento oficial do carro, no entanto, será realizado apenas em maio, começando pela Europa e o Japão.
Veja também
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Elétricos
Bronco e Mustang inspiram bikes elétricas
Elétricos e híbridos
Lotus Evija X vira tempo sobrenatural no circuito de Nürburgring
Elétricos e híbridos
Novo sedã elétrico Tesla Model 3 Performance tem 517 cv e acelera igual um Porsche
Elétricos e híbridos