Publicado em
Carros de passeio
Novo Audi RS 6 Avant GT é a perua mais potente e rápida do mundo
A perua mais rápida e potente do mercado ganhou uma nova edição especial que redefine os parâmetros de desempenho da categoria. A Audi apresentou nesta semana o RS 6 Avant GT, uma versão do RS 6 Avant com mecânica aprimorada e visual superesportivo.
Como detalhou a fabricante, a ideia para a criação da nova edição especial da perua veio do conceito RS 6 GTO, apresentado em 2020. Este showcar, por sua vez, era inspirado no lendário carro de corrida da marca alemã, o Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989.
O intuito da Audi ao combinar influências e elementos de dois supercarros foi criar um veículo com uma aparência incomparável. Embora usa a plataforma e muitos elementos do RS 6 Avant, a versão GT parece um carro totalmente novo. A parte frontal, por exemplo, foi toda redesenhada para ficar parecida com a frente do Audi 90, com o destaque para o capô fabricado 100% em fibra de carbono – o primeiro desse tipo feito pela Audi.
Fibra de carbono também é a matéria-prima utilizada em outros componentes do carro, como nas capas dos retrovisores, para-lamas, caixas de rodas e no spoiler traseiro, todos criados especialmente para série limitada. Um conjunto de saias laterais alinhadas com o design dos para-choques ainda contribui para que o carro pareça mais baixo e largo. Mais um item exclusivo do RS 6 Avant GT são as rodas aro 22″ com pneus esportivos.
RS 6 Avant GT acelera até 330 km/h
O novo RS 6 Avant GT possui o mesmo conjunto mecânico da versão convencional da perua esportiva, mas com uma dose de anabolizantes. Na edição limitada, o motor 4.0 V8 TFSI foi ajustado para gerar 630 cavalos de potência e 86,6 kgfm de torque máximo. Isso representa um aumento de 30 cv e 5 kgfm comparado ao RS 6 básico.
Esse acréscimo de potência e torque reflete na mesma medida no desempenho do veículo. Segundo a Audi, o RS 6 Avant GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, 0,3 segundos mais rápido que o RS 6 Avant. A Audi também informou o 0 a 200 km/h do carro: apenas 11,5 segundos, 0,5 segundos mais rápido que a perua de série. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 305 km/h.
Um carro tão rápido também precisa ser capaz de parar na mesma intensidade. Nesse ponto, o RS 6 Avant GT conta com freios com discos de cerâmica com maior capacidade de ventilação, graças ao design das entradas de ar nos para-choques. Quanto a estabilidade e tração, essa parte fica a cargo da transmissão automático Tiptronic de 8 marchas que distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseira numa proporção de 40:60.
Outro detalhe do RS 6 Avant GT que merece destaque é a suspensão com amortecedores coilover ajustáveis. Como explica a montadora, o sistema reduz a altura do carro em 10 milímetros em relação ao RS Avant e oferece maior rigidez, garantindo menos oscilação da carroceria. Opcionalmente, a perua pode receber a suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control ou a suspensão pneumática adaptativa.
Produção limitada
A produção do RS 6 Avant GT já começou na linha de produção da Audi em Neckarsulm, na Alemanha. A conclusão dos carros, no entanto, é feita em outra unidade da montadora, em Böllinger Höfe, de forma artesanal por sete técnicos da fabricante. Mas este será um trabalho temporário, uma vez que a nova série especial é limitada em 660 exemplares.
A Audi já aceita encomendas pela nova perua esportiva, que tem preço inicial em 219.355 euros (cerca de R$ 1,17 milhão) e pode vir nas cores Branco Arkona, Cinzento Nardo, Cinzento Chronos Metálico, Castanho Madeira Metálico e Preto Mythos Metálico. As entregas dos carros ao clientes começará no segundo trimestre de 2024.
Veja também
Carros de passeio
Mais um recorde da Ford, no Brasil
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
Perfect na Automec 2025: tecnologia e adrenalina
Carros de passeio
Copa HB20 chega à centésima corrida!
Carros de passeio