Publicado em
Carros de passeio
Novo BMW Série 1 adota tração dianteira e motor transversal
Para a tristeza dos puristas, a tração dianteira e integral enfim chegam ao BMW Série 1. A terceira geração do hatch médio foi revelada nesta semana, tornando-se mais um modelo da marca alemã construído sobre a moderna plataforma UKL, já adotada nos crossovers X1 e X2, sem falar do Série 1 Sedan.
Tudo é inédito no novo Série 1. O desenho da carroceria está parecido com o do irmão X2, com direito ao duplo rim na grade dianteira bastante volumoso. Além de maior, a peça deixou de ser separada, seguindo o padrão dos últimos lançamentos da BMW.
Os faróis e as lanternas redesenhados deixaram o Série 1 com um estilo mais agressivo, assim como os parachoques, que variam de acordo com a versão do hatch. Na esportiva M135i, há também um enorme extrator na cor preta e dupla saída de escapamento.
Além da tração dianteira para as versões de entrada e integral para as de topo, a nova geração do Série 1 passa a trazer o motor instalado na transversal. O modelo terá duas opções de propulsor a gasolina: 1.5 três-cilindros turbo de 142 cv e 22,4 mkgf para a versão 118i e 2.0 turbo de 310 cv e 45,8 mkgf para a 135i xDrive. Haverá outras três configurações turbodiesel: 1.5 tricilíndrico de 118 cv (116d), 2.0 de 152 cv (118d) e 2.0 de 192 cv (120d xDrive).
O câmbio para as versões 118i, 116d e 118d é manual de seis marchas. Para a 116d e a 118i, há como opcional o automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Há ainda o automático de oito velocidades, opcional no 118d e de série nos 120d xDrive e 135i xDrive.
CABINE MAIOR E CONECTIVIDADE
A nova plataforma de tração dianteira garantiu mais espaço interno ao BMW Série 1. Há 33 mm extras para os joelhos de quem senta no banco traseiro, 19 mm a mais para a cabeça e 13 mm para os ombros. O porta-malas cresceu 20 litros, totalizando 380 l.
O novo painel traz multimídia com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas que pode ser controlada por gestos. Nas versões mais caras, a central aumenta para 10,25” e vem acompanhada de um cluster digital ao mesmo estilo da atual geração do Série 3.
A lista de equipamentos traz itens como teto solar panorâmico, head-up display, alerta de colisão e de pedestre com frenagem de emergência, sistema de alerta de saída de faixa com função de correção de trajetória no volante, piloto automático adaptativo, alertas de colisão traseiro e de tráfego cruzado, câmera de ré, park assist e sensores de estacionamento.
Veja também
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio
Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada
Carros de passeio
Nova Ferrari 12Cilindri pode ser a última com motorzão V12
Carros de passeio
Ford celebra 60 anos do Mustang com edição limitada em 1965 unidades
Carros de passeio
Chegou e já acabou: Ford vendeu 150 Mustang GT Performance no Brasil em uma hora
Carros de passeio