Publicado em
Carros de passeio
Novo BMW Série 1 adota tração dianteira e motor transversal
Para a tristeza dos puristas, a tração dianteira e integral enfim chegam ao BMW Série 1. A terceira geração do hatch médio foi revelada nesta semana, tornando-se mais um modelo da marca alemã construído sobre a moderna plataforma UKL, já adotada nos crossovers X1 e X2, sem falar do Série 1 Sedan.
Tudo é inédito no novo Série 1. O desenho da carroceria está parecido com o do irmão X2, com direito ao duplo rim na grade dianteira bastante volumoso. Além de maior, a peça deixou de ser separada, seguindo o padrão dos últimos lançamentos da BMW.
Os faróis e as lanternas redesenhados deixaram o Série 1 com um estilo mais agressivo, assim como os parachoques, que variam de acordo com a versão do hatch. Na esportiva M135i, há também um enorme extrator na cor preta e dupla saída de escapamento.
Além da tração dianteira para as versões de entrada e integral para as de topo, a nova geração do Série 1 passa a trazer o motor instalado na transversal. O modelo terá duas opções de propulsor a gasolina: 1.5 três-cilindros turbo de 142 cv e 22,4 mkgf para a versão 118i e 2.0 turbo de 310 cv e 45,8 mkgf para a 135i xDrive. Haverá outras três configurações turbodiesel: 1.5 tricilíndrico de 118 cv (116d), 2.0 de 152 cv (118d) e 2.0 de 192 cv (120d xDrive).
O câmbio para as versões 118i, 116d e 118d é manual de seis marchas. Para a 116d e a 118i, há como opcional o automatizado de sete marchas e dupla embreagem. Há ainda o automático de oito velocidades, opcional no 118d e de série nos 120d xDrive e 135i xDrive.
CABINE MAIOR E CONECTIVIDADE
A nova plataforma de tração dianteira garantiu mais espaço interno ao BMW Série 1. Há 33 mm extras para os joelhos de quem senta no banco traseiro, 19 mm a mais para a cabeça e 13 mm para os ombros. O porta-malas cresceu 20 litros, totalizando 380 l.
O novo painel traz multimídia com tela sensível ao toque de 8,8 polegadas que pode ser controlada por gestos. Nas versões mais caras, a central aumenta para 10,25” e vem acompanhada de um cluster digital ao mesmo estilo da atual geração do Série 3.
A lista de equipamentos traz itens como teto solar panorâmico, head-up display, alerta de colisão e de pedestre com frenagem de emergência, sistema de alerta de saída de faixa com função de correção de trajetória no volante, piloto automático adaptativo, alertas de colisão traseiro e de tráfego cruzado, câmera de ré, park assist e sensores de estacionamento.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio