Publicado em
SUV
Novo Fiat Fastback: Confira todos os detalhes, versões e preços
Nesta quarta-feira (15/09) a Fiat apresentou oficialmente o FastBack, o lançamento mais esperado da fabricante em 2023. Demorou, mas finalmente agora sabemos tudo sobre o novo SUV cupê da montadora italiana. O Crossover chega para rivalizar com Volkswagen Nivus, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker, além de outros modelos da mesma categoria. Para a montadora, esse será o início de uma nova era, com planos ambiciosos de revolucionar o mercado no segmento.
Depois das primeiras imagens reveladas alguns meses atrás, a Fiat divulgou neste momento o interior, motorização, preços e versões do Fastback. O SUV cupê chega equipando a plataforma modular MLA que foi desenvolvida no Brasil e servirá de base para veículos Stellantis. Medindo 4.427 mm de comprimento, 2.533 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura, o SUV cupê tem 328 mm a mais que o Pulse no comprimento.
O design, remete várias linhas aerodinâmicas, que de acordo com os engenheiros da Fiat, foi projetado especialmente para romper as paredes de ar e fornecer o menor arrasto aerodinâmico. A dianteira recebeu mais requinte que o irmão Pulse, carregando faróis parecidos mas em LED, incluído a seta. Por sua vez, a grade também tem um acabamento mais detalhado e com formato de colmeia. Os faróis de neblina estão bem embaixo, também em LEDs.
Na lateral, as rodas variam de 17″ a 18″, dependendo da versão. já na traseira, a aparência chama bastante a atenção, principalmente pelo caimento cupê do teto na parte, destacando a tampa do porta-malas do Fastback, que por sinal é grande e pode suportar cerca de 516 litros (VDA) de capacidade. As lanternas flutuantes são finas e com iluminação em LED. No parachoque traseiro, o formato de estator e alguns apliques em aço escovado deixam o acabamento mais atraente.
O interior tem itens que são compartilhados com o Pulse. Mas para diferenciá-lo, a Fiat instalou um console central elevado com uma central multimídia bem aparente e inclinada para o lado do motorista. Além disso, ao invés do freio de estacionamento convencional foi instalado um sistema elétrico e com autoholt. O painel de instrumentos estreia uma tela no lugar dos ponteiros analógicos. O cupê ainda possui carregador por indução de acordo com a versão.
Sob o capô, o Fastback terá apenas uma linha de motores turbo. Serão duas opções, começando pela T200 que se trata de um motor 1.0 turbo de 3 cilindros capaz de gerar 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque com o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Já o T270, o mais potente, é 1.3 turbo de 180/185 cv e 27,5 kgfm, somado ao câmbio automático de 6 marchas. Vale lembrar que o SUV cupê da fabricante italiana terá versões apenas com a tração dianteira.
Confira as versões, preços e equipamentos do Fastback:
Fiat Fastback Audace T200 (R$ 129.990):
Faróis e lanternas full LEDs, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado automático, rodas de 17″, sistema multimídia com tela de 8,4″ e espelhamento sem fios, carregador de smartphone sem fio, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, câmera de ré, 4 airbags e controles de tração e estabilidade com TC+.
Fiat Fastback Impetus T200 (R$ 139.990):
Todos os itens da versão Audace, mais: central multimídia de 10,1″, painel de instrumentos de 7″, teto em preto, rodas de 18″, bancos em couro com acabamento escurecido em colunas e teto e sensor de estacionamento dianteiro.
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 (R$ 149.990):
Atualmente a versão topo de linha, enquanto o Fastback Abarth não chega. Soma todos os itens do modelo Impetus, mais motor 1.3 turbo e detalhes escurecidos na carroceria.
Veja também
SUV
Naomi Campbell “desfilou” com o exótico BMW XM Mystique Allure em Cannes
SUV
VW T-Cross 2025 tem visual renovado e mais itens, sem alterar os preços
SUV
Com bateria maior, híbrido BYD Song Plus 2025 roda até 1.200 km
SUV
“SUV mais raiz do mercado”: Chevrolet divulga mais detalhes do novo Trailblazer
Elétricos e híbridos
Jipão “eterno” da Mercedes, Classe G ganha versão 100% elétrica
SUV