Publicado em
Elétricos e híbridos
MINI, mas nem tanto: crossover elétrico Aceman estreia na China
O novo Aceman, primeiro carro da MINI a oferecer exclusivamente opções de motorização elétrica, foi apresentado nesta quarta-feira (24) no Salão do Automóvel de Pequim, na China. O crossover, anteriormente exibido pela fabricante britânica em testes com o visual disfarçado, chega para se posicionar entre o tradicional hatchback Cooper e o SUV compacto Countryman.
A MINI expôs duas versões do produto para o evento. O Aceman E tem um motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 42,5 kWh, oferecendo um alcance de aproximadamente 307 km no ciclo WLTP. O outro modelo é o Aceman SE, também com apenas um propulsor, de 218 cv e 33,5 kgfm, e uma bateria de 54,2 kWh, para rodar cerca de 403 km. Ambos os modelos têm desempenhos de aceleração similares, o E vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e o Aceman SE em 7,1 segundos.
Com dimensões generosas para um MINI, o Aceman mede 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,50 metro de altura, oferecendo um porta-malas de 300 litros, expansível para 1.005 litros com o banco traseiro rebatido.
Stefanie Wurst, chefe do MINI, diz que o Aceman mantém a tradição da boa dirigibilidade dos carros da marca britânica, a despeito da motorização elétrica. “O MINI Aceman é perfeito para trafegar pelas ruas movimentadas da cidade, mantendo a versatilidade e funcionalidade de um Crossover e a sensação de Go Kart que você pode esperar de um MINI. Estou certo de que o design elegante, o desempenho e a versatilidade de um Crossover de 5 lugares farão do MINI Aceman um sucesso retumbante.”
O design externo do Aceman revela-se bastante fiel ao carro-conceito homônimo em que se inspirou, o Aceman Concept, revelado em 2022. O modelo tem o estilo que a marca nomeou como “Simplicidade Carismática”. Ele combina características dos carrinhos ingleses antigos com linhas modernas. Por ser um MINI inédito, nem parece um carro com visual retrô.
MINIzão: carro tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,50 metro de altura (Divulgação)
O design interior lembra o dos veículos mais recentes da fabricante britânica. Todas as informações sobre o carro e o sistema de entretenimento são concentradas na tela central redonda no painel OLED. Como é tradicional da MINI, o Aceman conta com vários elementos de iluminação personalizáveis, além do acabamento em cores vistosas.
A primeira linha do Aceman será produzida na China, mas a marca ainda não divulgou quando o carro estreará no mercado local. Mais adiante, em 2026, o modelo também será produzido no Reino Unido, de onde podem sair as unidades destinadas ao mercado brasileiro, caso sua importação seja confirmada.
Veja também
Carros de passeio
REVO na maior feira de Segurança e Defesa
Elétricos e híbridos
GWM inicia pré-venda do suv Tank
Elétricos
Porsche Macan elétrico já é blindado no Brasil
Carros de passeio
Festival Interlagos confirma participação da BMW, na edição Motos e Automóvel
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio