Publicado em
Carros de passeio
Novo Toyota Supra: o que curtimos e o que não curtimos
Um clássico dos anos 1990 foi apresentado nesta semana, no Salão de Detroit, em nova geração. Foram quase 20 anos de espera, mas finalmente o Toyota Supra está de volta, desenvolvido em parceria com a BMW sobre a mesma base do atual Z4. Ao contrário do roadster, o modelo de marca japonesa só terá versão cupê. A chegada às lojas nos EUA está programada para o segundo semestre.
Curtiu o lançamento? Podemos dizer que gostamos de quase tudo nele, exceto a perda de personalidade visual se comparado com seus antecessores. A dianteira, por exemplo, parece uma mistura de Alfa Romeo 4C com Nissan 350Z. Já a traseira – apesar do design agressivo – traz lanternas espichadas ao estilo das adotadas pelo novo Z4.
As semelhanças com o BMW também são encontradas na cabine do novo Supra. A interface da central multimídia é a mesma e tanto o seletor no console quanto a manopla do câmbio à la joystick remetem aos modelos do fabricante alemão. Ainda assim, o painel do Toyota tem um estilo mais limpo e simples, que combina com a pegada esportiva.
Motor e câmbio são os mesmos encontrados no Z4. Trata-se de um 3.0 turbo de 340 cv e 51 kgfm, acoplado ao câmbio automático de oito marchas. A tração é traseira e a aceleração de zero a 100 km/h, segundo a Toyota, é executada em 4,1 segundos. As rodas de 19 polegadas são invocadas, calçadas em pneus Michelin Pilot Super Sport de 255/35 na dianteira e 275/35 na traseira.
O cupê esportivo agrada por contar com recursos como suspensão adaptativa, controle de largada, diferencial traseiro ativo, que usa um motor elétrico para controlar o torque enviado para as rodas traseiras, e sistema que deixa o ronco do motor mais encorpado. Os freios são da Brembo.
As suspensões do novo Supra, assim como propulsor e transmissão, são iguais as do BMW Z4: braços com articulação dupla na dianteira e multilink na traseira. O ponto positivo nisso é que essa arquitetura veio dos esportivos M3 e M4.
Apesar do visual que não curtimos tanto, seria muito bom ter o cupê renovado no Brasil. Mas a Toyota, infelizmente, sinalizou em Detroit que o Supra não está nos planos para o país.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio