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Carros de passeio

Novo Volkswagen Polo é apresentado com leves mudanças no design, mais tecnologia e menor preço

A Volkswagen iniciou a semana com novidades para o mercado brasileiro. Depois de diversos rumores, finalmente tivemos o novo Polo nacional revelado, e contrariando aqueles imaginavam o modelo parecido com a variante vendida na Europa, por aqui o hatch da VW teve apenas algumas semelhanças, mas as principais novidades desta atualização estão no novo conjunto de motores e na conectividade.

Na dianteira, o Polo 2023 recebeu um novo para-choque, grade mais estreita e faróis com um pequeno recorte na base. Vale lembrar que como a montadora já havia comentado antes do lançamento, os faróis agora passam a ser de led em todas as versões. Se comparado ao modelo europeu, notamos a ausência da barra iluminada na parte inferior da grade.

Já na traseira, as alterações foram na iluminação interna da lanterna, que também recebeu acabamento escurecido. O nome do Polo passa a ficar logo abaixo do logo da VW centralizado na tampa do porta malas. O para-choque foi redesenhado e agora conta com os elementos refletivos. 

O interior ganhou algumas características dos carros atuais da VW, como o novo volante multifuncional e a alavanca de câmbio. O restante, segue sem alterações, mas ganhando mudanças em materiais e arremates utilizados no painel. As portas frontais receberam tecido nos painéis e os bancos são novos com inspiração na versão esportiva GTS – que permanece em linha. 

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Entre os equipamentos o hatch possui o quadro de instrumentos digital (de 8 ou 10,25 polegadas, dependendo da versão), central multimídia VW Play, carregador de celulares por indução, chave presencial. A lista de itens de série desde a versão mais barata, com motor 1.0 aspirado, tem o bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida para rampas, monitoramento de pressão dos pneus e airbags laterais (somando quatro). 

Sob o capô, algumas mudanças significativas. O novo polo perdeu potência e agora conta com três configurações diferentes. Começando pela opção aspirada, a VW oferece o motor MPI 1.0 capaz de gerar 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de cinco marchas. A partir da versão TSI, começam os motores turbo, sempre 1.0 que agora pode ser com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades nas versões Comfortline e Highline. 

A antiga motorização 200 TSI de 128 cv e  20,4 kgfm torque deu lugar ao novo conjunto 170 TSI que estará equipando o Polo 2023. O 1.0 turbo entrega 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol. Já o torque torque é de 16,8 kgfm independentemente do combustível.

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CONFIRA AS VERSÕES E PREÇOS DO NOVO POLO:

Polo MPI 2023 (R$ 82.990):

Faróis de LED, iluminação diurna em LED, quatro airbags (frontais e laterais), frenagem automática pós-colisão, ar-condicionado manual, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, controle de pressão dos pneus, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, rodas de 15” com calotas, vidros elétricos dianteiros, rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e quatro alto-falantes.

Polo TSI 2023 (R$ 92.990):

Troca o motor 1.0 MPI aspirado pelo 1.0 turbo e adiciona as rodas de liga leve de 15”, painel de instrumentos digital de 8”, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down para o motorista, sensor de estacionamento traseiro.

Polo Comfortline 2023 (R$ 102.990):

Soma a transmissão automática de 6 marchas, controle de cruzeiro, volante em couro com paddle-shift, chave presencial, partida por botão e, como opcional, tem a central multimídia VW Play.

Polo Highline (R$ 109.990):

Itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos com imitação de couro, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de celulares por indução, ar-condicionado digital, multimídia VW Play, faróis automáticos, câmera de ré, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros. 

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