Publicado em
Carros de passeio
Porsche 911 alcança novo recorde mundial de altitude no Chile
Depois de realizar algumas tentativas em novembro do ano passado, a Porsche conseguiu marcar um novo recorde ao subir 22.093 pés (6.734 metros) acima do nível do mar depois de escalar o pico da crista oeste do vulcão Ojos del Salado, no Chile. Utilizando uma variante do 911 modificada, o piloto Romain Dumas foi um dos responsáveis pela façanha que durou mais de duas semanas para ser concluída.
Após duas semanas de aclimatação às grandes altitudes, a nova tentativa de bater o recorde aconteceu no último sábado, 2 de dezembro. Os dois carros iniciaram a viagem às 3h30 e subiram ao cume às 15h58. Devido às condições difíceis com temperaturas congelantes, ar rarefeito e o afastamento da área, a Porsche tinha dois médicos no local para atender os integrantes da equipe.
Os 911 da expedição conseguiram bater o recorde anterior estabelecido em 2020 por dois caminhões Unimog que atingiram 21.962 pés (6.694 metros) no mesmo vulcão Ojos del Salado, no Chile. O carro recordista foi desenvolvido pela RD Limited em colaboração com a Porsche. O recorde em si foi alcançado por Dumas em uma variante mais leve e ágil que estava abastecida com um combustível sintético renovável produzido a partir de água e dióxido de carbono.
Para transformar o esportivo em Off Road, a Porsche realizou alterações profundas no 911. Os dois protótipos são baseados na versão Carrera 4S, que manteve a tração integral mas recebeu nova suspensão com altura de 13,7 polegadas – isso é meia polegada a mais do que o Ford Bronco Raptor -, novos pára-lamas alargados, rodas com pneus gigantes, racks de carga no teto e proteção na parte inferior da carroceria feita de fibras sintéticas resistentes ao calor.
Por dentro, o cockpit foi totalmente modificado para favorecer a segurança dos ocupantes, incluindo uma gaiola de proteção. Os dois carros foram equipados com bancos de fibra de carbono e cintos de cinco pontos. Além disso, os carros ganharam uma proteção especial leve, mas extremamente resistente, na parte inferior da carroceria em fibra de aramida, para permitir o deslizamento sobre pedras.
Sob o capô, a receita se manteve a mesma do 911 Carrera 4S, com o motor boxer de 3,0 litros entregando 443 cv de potência, aliado a mesma caixa de transmissão manual de sete marchas presente no modelo convencional. O câmbio teve mudanças para prevalecer a performance em baixas velocidades, adicionando um diferencial de travamento manual para tração máxima.
Veja também
Carros de passeio
Mais um recorde da Ford, no Brasil
Carros de passeio
BUGATTI CHIRON, PAGANI UTOPIA E FERRARI 812: ATRAÇÕES CONFIRMADAS PARA O FESTIVAL INTERLAGOS 2025
Carros de passeio
Novas picapes Tremor, da Ford, estão chegando!
Carros de passeio
Perfect na Automec 2025: tecnologia e adrenalina
Carros de passeio
Copa HB20 chega à centésima corrida!
Carros de passeio