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Elétricos e híbridos
Porsche Macan abandona motor a combustão e agora é só elétrico
Eletricidade agora é a única fonte de propulsão do Porsche Macan. A fabricante alemã apresentou na quinta-feira (25), em Singapura, a segunda geração do SUV, que é o primeiro veículo da marca oferecido apenas com opções de motorização elétrica. Mas não se preocupe, ele contínua muito potente, rápido e esbanja estilo.
O modelo renovado está disponível em duas variantes. A versão de entrada é o Macan 4 com motor elétrico de 408 cv, 66,2 kgfm de torque e autonomia de até 613 km. A segunda variante é o Macan Turbo, que embora tenha esse nome, não possui motor a combustão nem turbocompressor. Nessa opção, o propulsor elétrico gera 639 cv, 115 kgfm de torque e proporciona um alcance de 519 km. Ambos as versões possuem sistema de tração integral.
“O nosso objetivo é oferecer o modelo mais esportivo do seu segmento com o Macan totalmente elétrico”, afirma Jörg Kerner, vice-presidente da linha de produtos Macan da Porsche.
Conhecendo o novo Porsche Macan
Segundo a marca premium, o Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva 3,3 segundos. Os dois veículos alcançam velocidade máxima de 220 km/h e 260 km/h, respectivamente.
A eletricidade que move os motores nas duas versões do novo Porsche Macan vem de uma bateria de íons de lítio com capacidade de 95 kWh. De acordo com a fabricante, as baterias podem alcançar até 80% de recarga em 21 minutos por meio de carregador rápido DC. Os dois veículos contam ainda com sistema de regeneração de energia em frenagens.
As duas opções do Macan possuem suspensão a ar com amortecedores de duas válvulas, o que segundo a fabricante ajuda o SUV a oferecer um “espectro mais amplo entre conforto e desempenho”. Os veículos contam ainda com diferencial traseiro com travamento eletrônico. O modelo Turbo tem o opcional de direção do eixo traseiro que pode esterçar até cinco graus para facilitar a execução de manobras em pequenos espaços. Esse recurso também aumenta a estabilidade do carro em velocidades elevadas, informa a Porsche.
O design do SUV esportivo possui alterações profundas, como os novos faróis e lanternas, ambos em LED, enquanto o capô ficou mais inclinado. As dimensões do Porsche Macan, por outro lado, sofreram poucas mudanças e o veículo ficou apenas alguns centímetros mais longo que seu antecessor. A nova geração do modelo tem 4,78 metros de comprimento, 1,93 de largura, 1,62 m de altura e distância entre eixos de 2,89 m.
O novo Macan surge ainda como um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado. O veículo possui o sistema Porsche Active Aerodynamics (PAA) com elementos ativos e passivos que proporcionam um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,25. O PAA é composto por um spoiler traseiro adaptativo, abas de resfriamento nas entradas de ar dianteiras e tampas flexíveis na parte inferior da carroceria.
Por dentro do novo Porsche Macan
A eletrificação levou a um aumento do espaço interno e para bagagens no novo Macan. O porta-malas traseiro comporta até 540 litros e o “frunk”, um segundo compartimento sob o capô, leva mais 84 l. Essa capacidade total representa um acréscimo de 136 l comparado ao modelo da primeira geração.
O interior do novo Macan tem o estilo inconfundível da Porsche: a largura do cockpit é realçada por um painel preto integrado e o design ascendente do console central aumenta a impressão de uma posição do veículo focada no desempenho. Ao mesmo tempo, grandes janelas conferem uma sensação luminosa e arejada ao espaço interior. O SUV vem com interfaces digitais, mas também contam com elementos analógicos, entre eles os controles do ar condicionado e das saídas de ar.
Outros destaques no Macan elétrico é o painel de instrumentos digital e o conjunto de telas sensíveis da central multimídia na parte central e na porção esquerda do painel (ou no lado direito nos modelos vendidos em mercados com mão inglesa). O head-up display com tecnologia de realidade aumentada é outra novidade no SUV renovado da Porsche.
Lançado em 2014, o Macan rapidamente se tornou um dos produtos mais populares da marca premium. Nesse período, o SUV somou mais de 800 mil unidades vendidas ao redor do mundo. A nova geração do veículo será produzida da fábrica da Porsche em Leipzig, na Alemanha, e as entregas dos primeiros exemplares ao clientes está programada para o segundo semestre deste ano.
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