Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Elétricos e híbridos

Porsche mais potente da história: Taycan Turbo GT estreia com motor elétrico de 1.108 cv

A Porsche lançou nesta semana o carro produzido em série mais poderoso em seus 92 anos de história. E prepare-se, ele é totalmente elétrico! Estamos falando do novo Taycan Turbo GT, a versão topo de linha do modelo, que vem equipada com dois motores elétricos que, combinados, entregam 789 cavalos de potência e uma “patada” de 136,6 kgfm de torque. Mas ele pode ser ainda mais feroz.

novo Porsche Taycan Turbo GT

Modelo pode ser equipado com o pacote Weissach, que extrai o máximo dos motores elétricos (Porsche)

Ao toque de um botão no volante, o motorista pode ativar a função Attack, fazendo com que a potência do Taycan Turbo GT suba para 1.033 cv, disponíveis por 10 segundos. Acha pouco? Como opcional, o carro ainda pode receber o pacote Weissach, que extrai 1.108 cv dos motores elétricos por um período de 2 segundos. Com esse modo ligado, o superesportivo eletrificado atinge 0 a 100 km/h em 2,2 segundos, enquanto para alcançar os 200 km/h bastam 6,4 segundos. Sua velocidade máxima é de 305 km/h.

novo Porsche Taycan Turbo GT

A versão com o kit Weissach é até 75 kg mais leve que o Taycan Turbo GT padrão (Porsche)

O Taycan Turbo GT com o pacote Weissach incluído conta ainda com um aerofólio traseiro construído em fibra de carbono, que segundo a Porsche gera 220 kg de downforce. Esta versão também é mais leve, com uma redução de até 75 kg comparado ao modelo padrão – esse “regime” inclui a retirada de diversos itens de decoração e conforto do carro, excluindo até mesmo o banco traseiro. O peso total do carro varia de acordo com a versão e a bateria selecionada, oscilando entre 2.225 kg e 2.345 kg.

novo Porsche Taycan Turbo GT

Baterias rendem ao Taycan Turbo GT um alcance de 555 km (Porsche)

Quanto ao alcance de rodagem, a Porsche informa que as baterias de 105 kWh e tensão máxima de 800 volts permitem ao novo Taycan Turbo GT percorrer até 555 km (no ciclo WLTP). O supercarro elétrico alemão possui ainda sistema de frenagem regenerativa, modo de condução Eco e gerenciamento de temperatura da bateria para melhorar a eficiência. De acordo com o fabricante, 80% da energia dos acumuladores pode ser reposta em cerca de 18 minutos por meio de carregadores rápidos.

Taycan Turbo GT já tem recordes em pistas lendárias

Para demonstrar que seu novo produto é extremamente rápido, a Porsche já cravou logo dois recordes para carros elétricos com o Taycan Turbo GT em pistas que são verdadeiros templos do automobilismo. No circuito de Weathertech Raceway Laguna Seca, na Califórnia, um modelo com o kit Weissach cravou 1:27,87 minuto.

novo Porsche Taycan Turbo GT

Porsche Taycan Turbo GT cravou 01:27:87 no famoso circuito de Laguna Seca, nos EUA (Porsche)

No famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, também conhecido como “Inferno Verde”, o Porsche Taycan Turbo GT registrou uma volta rápida em 7:07,55 minutos, superando o recorde anterior da pista para carros elétricos em 18 segundos, anteriormente mantido pelo Tesla Model S.

novo Porsche Taycan Turbo GT

Em Nürburgring, na Alemanha, o Taycan Turbo GT desbancou o Tesla Model S com a marca de 07:07:55 (Porsche)

Taycan Turbo GT chegará ao Brasil em 2025

O lançamento do novo Porsche Taycan Turbo GT no Brasil está programado para 2025. Os preços do carro, porém, ainda não foram divulgados pelo fabricante.