Publicado em
Carros de passeio
Qual comprar: Honda HR-V LX zero-km ou seminovo topo de linha?
O Honda HR-V não é o SUV mais vendido do Brasil na atualidade, mas tem grandes chances de ser o mais comentado do momento. Tudo graças ao anúncio do preço da nova versão Touring, topo de linha, que retornou ao portfólio do modelo por expressivos R$ 139.900, equipada com motor 1.5 turbo a gasolina de 173 cv e equipamentos exclusivos, como botão de partida do motor e teto solar panorâmico.
Valor salgado, entretanto, não é exclusividade dessa configuração. Desde a opção de entrada, LX, o Honda HR-V já chama atenção por custar R$ 94.400. Será que vale a compra? Para chegar a uma resposta, resolvemos comparar a versão menos cara do modelo com um HR-V Touring seminovo, encontrado por essa mesma faixa de preço.
Tanto o HR-V de entrada zero quilômetro quanto o usado topo de linha são equipados com o motor 1.8 flex de até 140 cv, combinado com câmbio CVT e tração dianteira. No LX, a transmissão não simula sete marchas como no Touring e também não conta com aletas atrás do volante para trocas sequenciais.
Visualmente, o HR-V LX 2020 traz as mudanças visuais aplicadas à linha no ano passado. São novas a grade frontal cromada, os faróis de bloco elíptico com luzes diurnas de led, o parachoque com nicho maior para os faróis de neblina, além das rodas de liga leve de 17 polegadas e as lanternas, que agora são de led para todas as configurações.
No Touring usado, também há DRL, mas os faróis são de led. Rodas e design são de antes do facelift e mais atraentes na minha opinião, mas aí vai do gosto de cada um. A vantagem do modelo topo de linha seminovo está nos itens de série. Ele conta com bancos de couro, sensor e câmera de ré, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, central multimídia com tela sensível ao toque, ar-condicionado digital de duas zonas, duas entradas USB e uma entrada HDMI. No LX zero, só há uma tomada USB, câmera de estacionamento e nenhum dos outros recursos.
Mas o HR-V LX tem uma vantagem técnica. Ele recebeu novo acerto de suspensões para evitar a batida seca de fim de curso ao passar por buracos ou lombadas. O isolamento acústico da cabine foi aprimorado e a transmissão CVT ganhou nova programação para ser mais suave nas saídas de semáforo, por exemplo. Atualizações que na prática deixaram o SUV bem mais agradável de dirigir.
Por terem o mesmo conjunto mecânico, o desempenho das duas versões é idêntico. São ágeis em acelerações, retomadas de velocidade e registram boas médias de consumo. O fato de ter aletas para trocas sequenciais deixa a pilotagem do HR-V Touring usado um pouco mais prazerosa, mas vale lembrar que é um SUV mais duro em comparação ao zero-km.
Igual e merecedor de elogios é o espaço interno das duas configurações. O banco traseiro dá conta de levar três adultos com conforto e o porta-malas de 437 litros comporta bastante bagagem. Colocando os prós e contras de cada um na balança, qual é a melhor compra? Aperte o play do vídeo para descobrir.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio