Publicado em
Carros de passeio
#SaveTheWagons: BMW lança M3 Touring com motor biturbo de 510 cv e tração integral
Nas últimas semanas a BMW vem apresentando diversos modelos especiais em comemoração do aniversário de 50 anos de motorsport. Prometida para o festival GoodWood, a versão Touring do modelo M3 foi revelada antes do esperado para a alegria dos entusiastas. A versão perua, traz a somatória de espaço, potência e familiaridade para aqueles condutores que não querem deixar de ter um esportivo na garagem.
Enquanto no Brasil as Station Wagon estão praticamente desaparecidas, na Europa o segmento segue firme. A última vez que a divisão M tinha produzido um modelo “perua”, foi através do M5 v10. A BMW parece que atendeu os pedidos da hashtag #SaveTheWagons dando vida a um novo veículo Touring, mas dessa vez utilizando como base o M3. Segundo a fabricante, por enquanto a M3 perua vai estar focada nos países da Europa e alguns mercados da Austrália, com uma possível aparição também no Japão.
A transformação do Série 3 Touring na M3 Touring, não é exatamente como imaginamos. Para as coisas funcionarem a BMW precisou realizar uma série de modificações na carroceria, que foi alargada em 76 milímetros para se encaixar com o novo eixo. A fabricante também realizou reforços estruturais na parte inferior para aumentar a rigidez do carro.
O Design, apesar de ser muito parecido com o M3, recebeu linhas específicas para ficar ainda mais exclusivo. Outro diferencial em comparação com o sedã, é que a Touring estará equipada com amortecedores adaptativos com ajuste personalizado para lidar com o peso extra de 85 kg. Fora isso, o restante é de acordo com o M3.
Entre os equipamentos, sistema de tração integral xDrive, transmissão automática de 8 marchas com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, rodas de liga leve de 19″ na frente e 20″ na traseira, além de suspensão independente na traseira. Já na versão Competition, mais equipada, soma o seletor de tração nas opções 4WD, 4WD Sport (para derrapagem) e 2WD (para drift – desligando também o controle de estabilidade). A opção Drift tem 10 níveis do controle de tração e ainda oferece uma análise.
O interior, tem algumas novidades, começando pelo painel que agora conta com uma tela, herdada dos modelos iX e i4, de 12,3 polegadas. A central multimídia, posicionada logo ao lado, é um pouco maior com 14,9 polegadas. Para uma experiência ainda mais esportiva, a BMW oferece o opcional de bancos concha de fibra de carbono. Os assentos são 9,6 kg mais leves, porém deixam o veículo um pouco desconfortável para longas viagens.
O conjunto mecânico é a combustão, ou seja, sem nenhum auxílio eletrificado. Possivelmente um dos últimos modelos BMW a ser equipado sem um motor híbrido. Debaixo do capô, o 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, é capaz de gerar 510 cv de potência a 6.250 rpm e 66,3 kgfm de torque. De acordo com a BMW, a Station Wagon acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, atingindo 200 km/h em 12,9 s, com velocidade máxima de 280 km/h.
A BMW M3 Touring Competition é uma das atrações da fabricante no festival de GoodWood que ocorre no final do mês de junho em West Sussex, Inglaterra. O modelo será um dos rivais da Audi RS4 Avant no mercado de peruas. A pré-venda começa em setembro, com preços entre 97.800 euros (R$ 530.659). No Brasil, a Station Wagon não deve ser oferecida.
Veja também
Carros de passeio
Novo motor Toyota 2.0T: mais de 400 cv!
Carros de passeio
Mustang tem mais novidades para 2025
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio