Publicado em
Elétricos e híbridos
Stellantis e Ample vão testar baterias removíveis em carros elétricos
Baterias removíveis, permitindo a troca rápida de unidades esgotadas por outras totalmente carregadas, surgem como uma alternativa para agilizar o processo de recarga de carros elétricos. Está e a inovação proposta pela Stellantis e a Ample, que anunciaram nesta sexta-feira (8) um acordo de parceria para estudar a tecnologia de carregamento.
A fase inicial do programa começa já no próximo ano, em Madri, na Espanha, com uma frota de 100 modelos Fiat 500e. Os veículos com baterias removíveis serão liberados para o uso público por meio do serviço de carros compartilhados Free2move da Stellantis.
“A parceria com a Ample é outro exemplo de como a Stellantis está explorando todos os caminhos que favoreçam a liberdade de mobilidade para nossos clientes de veículos elétricos”, disse Ricardo Stamatti, Senior Vice President, Charging & Energy Business Unit da Stellantis. “Além de outros projetos em que estamos focados, a solução de troca modular de baterias da Ample tem a oportunidade de oferecer aos nossos clientes maior eficiência energética, desempenho excepcional e menor preocupação com autonomia.”
Carregamento em 5 minutos
Ir ao posto e trocar as baterias do carro poderá ser um processo tão rápido quanto encher um tanque de gasolina. A Stellantes e Ample afirmam que a parada será de apenas 5 minutos. É um avanço notável comparado ao tempo atual para carregar parcialmente ou 100% as baterias de carros elétricos atuais.
O sistema de baterias removíveis será empregado numa frota de 100 modelos Fiat 500e na Espanha (Stellantis)
A Ample diz que as baterias removíveis para os Fiat 500e destinados ao programa de compartilhamento são projetadas para serem uma substituição direta para o conjunto original do carro. A empresa ainda acrescentou que suas baterias moduladores podem ser encaixadas em qualquer veículo e isso pode permitir mais integrações com carros da Stellantis.
“A combinação de oferecer veículos elétricos atraentes que também podem receber uma carga completa em menos de cinco minutos ajudará a eliminar os impedimentos restantes para a adoção de veículos elétricos. Estamos ansiosos para trabalhar com a Stellantis na implementação de nossa solução conjunta em comunidades ao redor do mundo”, disse Khaled Hassounah, CEO da Ample.
Tira uma, coloca outra
A parceira da Stellantis também desenvolveu as estações de troca de baterias que serão instaladas em áreas públicas. A Ample explica que os veículos cadastrados no programa serão reconhecidos automaticamente pelos pontos de recarga. Com o carro estacionado no local, o próprio motorista troca a bateria.
Com bateria removível ou não, o desempenho do Fiat 500e seguirá inalterado: faz de 0 a 100 km/h em 9 segundos (Stellantis)
O fabricante vai oferecer aos consumidores a troca de baterias por um serviço de assinatura. Segundo a empresa, esse modelo de negócio pode ajudar reduzir o custo total inicial do veículo. Fora isso, com o uso de sistemas modulares os clientes sempre terão acesso as mais recentes tecnologias de baterias sem precisar de modificações nos carros.
Veja também
Carros de passeio
REVO na maior feira de Segurança e Defesa
Elétricos e híbridos
GWM inicia pré-venda do suv Tank
Elétricos
Porsche Macan elétrico já é blindado no Brasil
Carros de passeio
Festival Interlagos confirma participação da BMW, na edição Motos e Automóvel
Elétricos e híbridos
BYD Shark: kit de energia solar, carregador portátil e seguro grátis?!
Carros de passeio