Elétricos e híbridos

Stellantis e Ample vão testar baterias removíveis em carros elétricos

Baterias removíveis, permitindo a troca rápida de unidades esgotadas por outras totalmente carregadas, surgem como uma alternativa para agilizar o processo de recarga de carros elétricos. Está e a inovação proposta pela Stellantis e a Ample, que anunciaram nesta sexta-feira (8) um acordo de parceria para estudar a tecnologia de carregamento.

A fase inicial do programa começa já no próximo ano, em Madri, na Espanha, com uma frota de 100 modelos Fiat 500e. Os veículos com baterias removíveis serão liberados para o uso público por meio do serviço de carros compartilhados Free2move da Stellantis.

“A parceria com a Ample é outro exemplo de como a Stellantis está explorando todos os caminhos que favoreçam a liberdade de mobilidade para nossos clientes de veículos elétricos”, disse Ricardo Stamatti, Senior Vice President, Charging & Energy Business Unit da Stellantis. “Além de outros projetos em que estamos focados, a solução de troca modular de baterias da Ample tem a oportunidade de oferecer aos nossos clientes maior eficiência energética, desempenho excepcional e menor preocupação com autonomia.”

Carregamento em 5 minutos

Ir ao posto e trocar as baterias do carro poderá ser um processo tão rápido quanto encher um tanque de gasolina. A Stellantes e Ample afirmam que a parada será de apenas 5 minutos. É um avanço notável comparado ao tempo atual para carregar parcialmente ou 100% as baterias de carros elétricos atuais.

O sistema de baterias removíveis será empregado numa frota de 100 modelos Fiat 500e na Espanha

O sistema de baterias removíveis será empregado numa frota de 100 modelos Fiat 500e na Espanha (Stellantis)

A Ample diz que as baterias removíveis para os Fiat 500e destinados ao programa de compartilhamento são projetadas para serem uma substituição direta para o conjunto original do carro. A empresa ainda acrescentou que suas baterias moduladores podem ser encaixadas em qualquer veículo e isso pode permitir mais integrações com carros da Stellantis.

“A combinação de oferecer veículos elétricos atraentes que também podem receber uma carga completa em menos de cinco minutos ajudará a eliminar os impedimentos restantes para a adoção de veículos elétricos. Estamos ansiosos para trabalhar com a Stellantis na implementação de nossa solução conjunta em comunidades ao redor do mundo”, disse Khaled Hassounah, CEO da Ample.

Tira uma, coloca outra

A parceira da Stellantis também desenvolveu as estações de troca de baterias que serão instaladas em áreas públicas. A Ample explica que os veículos cadastrados no programa serão reconhecidos automaticamente pelos pontos de recarga. Com o carro estacionado no local, o próprio motorista troca a bateria.

Fiat 500e é um dos carros elétricos mais vendidas na Europa

Com bateria removível ou não, o desempenho do Fiat 500e seguirá inalterado: faz de 0 a 100 km/h em 9 segundos (Stellantis)

O fabricante vai oferecer aos consumidores a troca de baterias por um serviço de assinatura. Segundo a empresa, esse modelo de negócio pode ajudar reduzir o custo total inicial do veículo. Fora isso, com o uso de sistemas modulares os clientes sempre terão acesso as mais recentes tecnologias de baterias sem precisar de modificações nos carros.