Publicado em
Motos
Suzuki anuncia saída do MotoGP e fim da produção do modelo GSX
Um dos principais modelos no catálogo de motos da Suzuki está com os dias contados. A fabricante japonesa anunciou recentemente o encerramento da produção do modelo GSX. A notícia veio logo após a revelação de que a montadora estará encerrando a sua participação no campeonato mundial de MotoGP.
A GSX é uma das motocicletas responsáveis por representar a Suzuki dentro de algumas competições de Motorsport. O modelo recebeu diversas variantes homologadas para rua, podendo ser comercializado nas concessionárias da fabricante. O fim da esportiva, significa a tristeza de fãs espalhados pelo mundo.
Na configuração Phantom, a GSX s1000 vem equipada com o motor de quatro cilindros em linha, de 999 cm3, DOHC, com arrefecimento a líquido. Essa configuração é capaz de gerar 202 cv de potência a 13.200 rpm e 11,8 kgfm de torque a 10.800 rpm na versão convencional. O encerramento da produção vem motivado pelo rigoroso padrão de emissões vigente no Japão, o que foi um dos fatores decisivos para a fabricante.
Segundo a montadora, as decisões vieram através de novos planos para investimento da marca nos próximos anos. A Suzuki encerra uma história vitoriosa dentro da MotoGP. A fabricante foi a campeã em 2020, e se despede com uma vitória do piloto Alex Rins no GP de Valência, a última etapa do calendário de 2022. A montadora, já havia revelado no meio deste ano a sua retirada do Motorsport, mesmo assim a despedida da marca ainda era dúvida.
Veja também
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Motos
BMW Motorrad inicia produção da R 1300 GS em Manaus
Motos
Primeira moto aquática elétrica do mundo, Orca estreia no Brasil
Motos
Kawasaki Ninja ZX-4R 2024 chega ao Brasil por R$ 57.490
Motos
Ducati lança nova Diavel V4 em parceria com a Bentley
Motos