Publicado em
Carros de passeio
TOYOTA GR COROLLA CHEGA AO BRASIL COM 304 CV E PREÇOS A PARTIR DE R$ 416.990
Depois de meses de expectativas com várias informações e teasers divulgados, a Toyota finalmente apresentou o GR Corolla para o mercado brasileio. O novo hatchback japonês foi lançado em abril do ano passado nos Estados Unidos e agora, finalmente chega ao pública nacional em duas, começando pela Core (R$ 416.990) e Circuit (R$ 461.990), com lote inicial limitado inicialmente em apenas 99 unidades, sendo 20% da Core e 80% da Circuit.
Utilizando a experiência Gazoo Racing das pistas, a Toyota explorou diversas partes do novo GR Corolla para tornar o hatch em um esportivo de verdade. O design com um desenho agressivo e aerodinâmico trás uma lembrança do irmão menor GR Yaris. A dianteira tem faróis em led, mas o que chama a atenção é a grande grade dianteira e o para-choque que possuem várias entradas de ar.
Na lateral, utilizando os pneus esportivos, nas medidas 235/40 R18, as rodas são na cor preto brilhante e desenho com 15 raios, forjadas de 18 polegadas assinadas pela marca BBS. A traseira, também vem com lâmpadas de led e o destaque fica para o aerofólio robusto, e o para-choque redesenhado com três saídas de escapamento que lembram o concorrente Honda Civic Type R.
Sob o capô, o GR Corolla possui o motor 1.6 mais potente presente em um carro de produção. O propulsor turbo G16E-GTS garante 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm. O câmbio é manual de 6 marchas somado ao sistema de tração nas quatro rodas GR-Four, que inclui diferenciais de deslizamento limitado para ambos os eixos e distribuição de torque polarizada para a traseira.
Para completar, a suspensão teve a geometria aprimorada. O modelo possui uma bitola 60 mm mais larga na frente e 90 mm mais larga na traseira. O sistema de freios do esportivo é equipado com pinças monobloco de alumínio de 14” na dianteira e 11.7” na traseira. Além disso, os discos de freio são ventilados e possuem ranhuras para melhorar a dissipação de calor.
Em outros destaques a plataforma GA-C do GR Corolla ganhou reforços estruturais desenvolvidos especificamente para o modelo na GR Factory, fábrica da Toyota de Motomachi, no Japão – unidade anteriormente conhecida por ser o berço de modelos como o Lexus LFA e o Supra A80. Por aqui, o esportivo japonês conta com 349 pontos de solda a mais quando comparado ao Corolla hatchback. Somente em adesivo estrutural, elemento que contribui para elevar ainda mais a rigidez do veículo, são mais de 2,7 metros ao longo da carroceria e pelo menos mais quatro reforços no chassi.
Por dentro o cockpit vem com painel digital de 12,3 polegadas, possuindo diversas ferramentas para mostrar ao condutor informações de modo de tração, pressão do turbo, indicador da marcha selecionada e tacômetro, entre outras atividades. Para a conectividade, a central multimídia oferece uma tela de 7 polegadas ao invés de 8″ como no modelo global. O interior ainda conta com ar-condicionado de duas zonas, bancos em suede, volante com novo desenho e mais.
O novo Toyota GR Corolla chega ainda nesta semana aos concessionários GR Garage em São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Essa é a primeira vez que o Corolla chega ao Brasil em sua carroceria hatch e, além de ser a primeira vez que um esportivo da Toyota desembarca de forma oficial em nosso país. O GR Corolla chegará disponível em quatro cores: Branco Polar (sólido), Preto (sólido), Vermelho (metálico) e Cinza Precious Metal (metálico).
E aí, gostou do novo GR Corolla? Deixe seu comentário e também acompanhe a FullPower no Facebook e Instagram para saber todas as novidades do mundo automotivo!
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio