Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Vídeo ajuda a matar a saudade do Honda NSX-R, o primeiro Type R da marca

Os fãs da gama Type R da Honda têm muito a agradecer ao NSX. Afinal, foi ele que deu o pontapé inicial à filosofia esportiva da marca, que depois beneficiou Integra, Accord e Civic. Independentemente do modelo, a receita era parecida: leveza, motores giradores e aquela sensação crua de dominar o carro. Com o NSX-R (como também era conhecido) não era diferente e esse exemplar exposto no museu da Honda no Japão (Honda Collection Hall) mostra isso.

O vídeo, publicado pela própria Honda no Youtube, faz uma ode ao pioneiro dos Type R, mostrando vários detalhes do carro ao som do ronco de seu motor. A pegada do vídeo é mais expositora do que excitante, já que não mostra muito o carro em ação, mas dá pra matar as saudades de quem é aficionado pelo NSX.

A unidade faz parte da segunda geração do modelo, exclusiva para o Japão (um legítimo JDM), que contava com capô feito de fibra de carbono, asa de carbono, estrutura de carbono-kevlar dos bancos e interior praticamente sem qualquer isolamento acústico, pra reduzir peso e, claro, enfatizar o som do motor. E falando em motor, tratava-se de um 3.2 V6 de 279 cv, pareado ao câmbio manual de seis marchas, cuja alavanca era feita de titânio.

A Honda dizia que o NSX-R acelerava até os 100 km/h em 4,4 segundos, alcançando 270 km/h de velocidade máxima. Mas mais do que números numa ficha técnica, o que tornava esse carro especial era a experiência visceral de guiá-lo. Curta o vídeo!