Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Elétricos e híbridos

Volkswagen revela que todos os carros da divisão R serão elétricos até 2030

Seguindo o exemplo de diversas fabricantes, a Volkswagen revelou para o site Autocar, que até o ano de 2030, todos os carros da divisão R – a linha esportiva da marca – serão elétricos. Essa mudança, estaria bem à frente do restante da marca, que só pretende se tornar EV em 2035.

Segundo Reinhold Ivenz, diretor da VW R:A fim de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica até ao final da década, já estamos dando os passos necessários para a transformação que se avizinha. Os produtos globalmente bem-sucedidos da Volkswagen R fazem parte deste emocionante processo de mudança e irão representar, no futuro, uma mobilidade elétrica sustentável.” destacou o executivo. 

Atualmente, a divisão focada em carros com performance da VW, não tem um catálogo diversificado. Nos Estados Unidos, o único exemplar que ainda roda com os upgrades da linha R, é o Golf R de 310 cv de potência. No mercado Europeu, apenas Tiguan R e o Arteon R ainda seguem vivos.

De acordo com a VW, a montadora trabalha constantemente no planejamento de vários modelos R elétricos. O porta-voz da fabricante alemã acrescentou que os novos carros esportivos irão receber a tecnologia “trickle-down”, muito parecida com suas contrapartes de combustão interna, além de uma nova plataforma chamada Scalable Systems Platform (SSP), a sucessora da MEB em 2026.

A decisão da montadora de Wolfsburg pode recorrer a uma série de acontecimentos, podendo ser a aposentadoria declarada do Golf R. O esportivo, mesmo com chances de se tornar elétrico, pode estar com os dias contados, já que sua plataforma também será substituída por outro tipo de construção.

Divulgação