Publicado em
Carros de passeio
VW celebra 50 anos do Golf com versão renovada e recheada de tecnologia
Prestes a completar 50 anos de mercado, o Golf está de cara nova e recheado de itens tecnológicos de última geração. Revelado por completo nesta quarta-feira (24) pela Volkswagen, a versão aprimorada do hatchback poderá ser encomendada na Europa nas próximas semanas, com entregas previstas para o segundo trimestre deste ano.
“O Golf tem sido o coração da marca Volkswagen por meio século, proporcionando mobilidade acessível para todos no mais alto nível tecnológico. Isto é exatamente o que estamos fazendo agora com o novo estágio de sua evolução, com eficiência, conforto e qualidade ainda mais altos e um novo conceito de operação. O Golf não poderia ser melhor do que isso”, comenta Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars.
O modelo de oitava geração com sua primeira reestilização pode ser reconhecido pelo novo design traseiro, com as lanternas em LED redesenhadas e com a tecnologia IQ.LIGHT 3D e o logotipo da VW num novo estilo. Na parte frontal, a novidade são os faróis IQ.LIGHT com função matrix de LED que incorporam um facho principal com alcance de até 50 metros. Essas mudanças também foram incorporadas no Golf Variant.
“Com o Golf, escrevemos uma história de sucesso sem igual. O Golf simboliza a marca Volkswagen como nenhum outro modelo. Um carro para todas as gerações. Assim tem sido por 50 anos. Com o desenvolvimento contínuo do novo Golf, estamos acrescentando um novo capítulo a esta história de sucesso”, reforça Imelda Labbé, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável por Vendas, Marketing e Pós-vendas.
Novo Golf tem até inteligência artificial
Enquanto o visual externo do novo Golf (e do Golf Variant) tem apenas algumas mudanças pontuais, o interior do carro vem com novidades importantes. Como adiantou a VW, o modelo será equipado de fábrica com um sistema de informação e entretenimento de última geração, com uma tela sensível ao toque de 15,6 polegadas e o assistente de voz IDA com a ferramenta de inteligência artificial ChatGPD.
Como explicou a montadora, os ocupantes, por meio do IDA com ChatGPD, poderão interagir com o carro utilizando linguagem natural e ouvir os resultados da pesquisa enquanto viajam. Esse novo recurso foi anunciado recentemente pela VW, durante a Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Atendendo aos pedidos dos clientes (que reclamaram um bocado), o Golf ganhou um novo volante multifuncional com botões físicos em vez das superfícies sensíveis ao toque.
Park Assist com controle remoto
A novo Golf promete ser um automóvel ainda muito fácil de se estacionar. O modelo ganhou uma versão aprimorada do Park Assist, o Park Assist Pro. De acordo com a Volks, o sistema atualizado permite ao motorista manobrar o veículo remotamente dentro ou fora da vaga usando seu smartphone.
Outro item novo é o sistema Area View, em que um panorama de 360 graus é criado pela união das imagens de quatro câmeras instaladas ao redor do carro e projetado na tela da central multimídia. Isso facilita, por exemplo, a visão do meio-fio e das marcações de vagas de estacionamento.
Opções de motorização
Conforme anunciado pela VW, o novo Golf será oferecido já no lançamento com nove opções diferentes de motorização: híbrido leve (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid e GTE), turbo a gasolina (TSI) e turbo diesel (TDI). Grande estrela da série, a versão esportiva GTI contará com um motor mais potente comparado ao seu antecessor – os detalhes oficiais ainda não foram divulgados.
A montadora também informou que as novas opções do carro com motorização híbrida ficaram mais potentes e oferecem maior autonomia em modo elétrico, de aproximadamente 100 km. Como opcionais, esses carros poderão ser equipados com sistema de carregamento rápido de corrente contínua (CC).
50 anos do Golf
O primeiro Golf produzido em série foi feito na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no final de março de 1974 e o carro foi lançado oficialmente em maio daquele. Antes disso, o Fusca e a combinação de motor e tração traseiros haviam caracterizado a marca VW por várias décadas.
No início da década de 1970, o primeiro Golf marcou o início de uma nova era, a do motor e tração dianteiros. Essa concepção mecânica aliada a grande flexibilidade obtida com uma tampa de porta-malas, o encosto do banco traseiro rebatível e o novo design tornaram o hatchback da VW num sucesso imediato, tanto que o milionésimo exemplar do carro saiu da fábrica já em outubro de 1976.
Nas sete gerações que se seguiram, o Golf sempre trouxe novos recursos que se tornaram referência na indústria. Ele chegou com tecnologias como o conversor catalítico controlado e sistemas de propulsão eficientes, além de oferecer itens de segurança como o sistema de freios ABS, os airbags e o primeiro produto com tração integral permanente na linha VW.
Ao longo dos últimos 50 anos, o Golf evoluiu para as versões Variant, Cabriolet, Sportsvan e o modelo totalmente elétrico e-Golf. O carro da VW também fez fama com suas opções esportivas GTI, GTD, GTE e o topo de linha Golf R.
Até hoje, mais de 37 milhões de Golf foram vendidos ao redor do mundo, ao longo de oito gerações. No Brasil, desde que desembarcou em 1994 em sua terceira geração, já foram vendidas mais de 406 mil unidades do hatch.
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Festival Interlagos espera 350 mil pessoas em 2025
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Carros de passeio
Neta Auto, da China, confirma estreia no 2º semestre e planeja fábrica no Brasil
Carros de passeio