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Meu carro na Fullpower
VW Gol ganha transformação extrema, rodas 18“ e tração traseira
Da Redação / Fotos: João Mantovani
Este Gol ganhou o prêmio de Melhor Rat do BGT 2015, o que chama a atenção é a ousadia e polêmica do projeto. Para entender melhor como nasceu o Gol Badass (que em tradução livre do inglês quer dizer malvadão) é bom saber quem é Fernando Morita (veja quadro abaixo). A bagagem que ele traz, os desenhos que saem da prancheta dele e os carros únicos que eles produzem na AmoritzGT já dão ideia que o “golzinho alargado” não é uma travessura de molecada. Este Volkswagen segue tendências gringas, aplicadas num nacional com história: um ícone.
Os primeiros desenhos do projeto estavam na gaveta de Fernando desde 2014. Com outros projetos em andamento e sem espaço no estúdio, o Gol ficou esperando na fila a hora de nascer. A inspiração veio do outro lado do mundo. “A gente se espelhou no trabalho de carrocerias alargadas da RWB (Liberty Walk e Rocket Bunny) e buscamos um clássico brasileiro. O Gol quadrado é um ícone, por isso fizemos nele”, explica Fernando.
Em junho de 2015, a equipe da AmoritzGT decidiu tirar o Gol Badass do papel e levá-lo para o BGT. No começo, até se buscou algum cliente. “Depois percebemos que deveríamos fazer um carro nosso para colocar todas as ideias em prática e com investimento controlado”, conta. O hatch, na cor prata, chegou ao estúdio e o primeiro passo foi adaptar a mecânica. Um buggy foi o doador do motor, transmissão e eixo para que o Volkswagen virasse tração traseira. O acerto do boxer 1.8, que tem dois Weber 40, e toda a parte mecânica ficaram a cargo de Clóvis Augusto de Souza, da equipe da AmoritzGT. As suspensões traseira e dianteira foram refeitas para o novo conjunto e para acomodar as rodas. Um trampo que levou cinco meses para ficar pronto, que ainda incluía reforços estruturais para compensar as mudanças no assoalho.
Na frente, onde antes estava o motor, fica o tanque de combustível. O bocal sai no meio do capô, assim como nos Porsche de corrida antigos. Enquanto tudo isso rolava, Fernando já começava a moldar os para-lamas alargados. Tomando como referência as rodas de 18” que já estavam montadas no carro, mas ainda receberiam um toque de personalização. As redondas são BMW e BBS, porém, as calotas ao estilo turbofan foram feitas sob medida. Também foram moldados especialmente para este projeto os spoilers dianteiro, traseiro e lateral.
Enquanto o Gol ia ganhando forma, a cor final do carro foi discutida. “As cores da AmoritzGT são cinza, vermelho e preto. Como o carro ia ter essa pagada de mau, decidimos pelo preto”, diz Fernando. Segundo ele, o objetivo não era ter o carro mais caro do BGT, por isso a pintura ganhou o aspecto sujo. O truque, além do impacto no visual, era algo viável financeiramente. Para conseguir o efeito, o Gol foi pintado e ganhou uma camada de sujeira. Em seguida, toda a carroceria foi envernizada. Se você tem mania de limpeza, vai se coçar todinho ao ver este Volkswagen. Ainda mais com o interior cru e na lata.
Por dentro, o Goleta deixa expostas suas entranhas. Nem parede corta fogo existe. A maior parte do que se vê (e não é muita coisa) dentro do carro já estava no estúdio. O volante com caveira, as manoplas e maçanetas internas vieram de restos na oficina. Os bancos de vibra de vidro, que imitam os da Porsche, foram feitos em moldes antigos. O couro que os reveste também é sobra. Com uma voz rouca e aspecto maltratado, o Gol Badass causa polêmica por onde passa.
Em Águas de Lindóia, as opiniões foram divididas. “A maioria gostou, principalmente a molecada mais ligada em videogames. A gente percebeu que uma parte do público não gostou da proposta, mas faz parte”, diz o designer. A boa notícia para quem gostou é que a AmoritzGT pretende vender alguns componentes do Gol Badass sob encomenda. Ainda é possível encomendar carros 100% exclusivos com os caras. Eles vão pensar, desenhar e fabricar o carro dos seus sonhos.
Alguns puristas acham a modificação no clássico pesada. Outros veem no trampo do Morita algo corajoso. A verdade é que não dá para ficar indiferente com este Rat Look. Num universo em que o objetivo é personalizar automóveis, é bom ver caras que tomam um caminho novo. Você pode gostar ou não, esse é o preço de quem faz parte da vanguarda.
Ficha Técnica:
Motor > 4 cilindros boxer, 1.8
Alimentação > carburador, gasolina
Potência > 80 cv (estimados)
Torque > 13 kgfm (estimados)
Transmissão > Manual, 4 marchas, tração traseira
Freios > Discos (diant.) tambores (tras.)
Pneus > 305/660
Rodas > Aro 18”
Upgrade > Tração, suspensão, motor, rodas, pneus, capô, transmissão
Empresas > AmoritzGT
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