Publicado em
Customização
VW Kombi 1965 ganha customização com muito luxo e estilo
Texto: Giuliano Gonçalves / Fotos: João Mantovani
Em 1963, a banda americana The Beach Boys entrava nas paradas com a música Surfin’ USA e, simultaneamente, o surf explodia ao sul da Califórnia. Nesse período, um carro que brilhava aos olhos dos jovens era a Volkswagen Bus, nossa famosa Kombi: ela transportava com facilidade surfistas, pranchas e afins. Inspirado nos modelos da época, Fernando “Batistinha” Baptista, idealizador da “Kombi Califórnia”, recriou uma versão nostálgica, a qual você dará uma voltinha a partir de agora!
“Escolhemos uma versão de 1965 em excelente estado e aplicamos o que há de melhor em materiais e componentes em sua customização”, afirma Batistinha, ressaltando que foram necessários 18 meses de muito trabalho no projeto. Sentado ao volante, percebe-se o excesso de capricho e cuidado na montagem do interior, a começar pelo revestimento…
Uma olhada para cima e o teto já chama a atenção, coberto com tecido flocado Camel (uma passada de mão deixa clara a exclusividade do material). Tal aspecto se estende ao carpete do assoalho e do porta-malas, nesse caso do tipo Bouclé, segundo Batistinha. Essa parte do projeto é obra da Rallye Design, assim como os bancos revestidos em couro. E, por falar em bancos…
Uma das qualidades da Kombi Califórnia é o conforto a bordo, com dois “sofás” de três lugares (na dianteira e ao fundo do carro) e um par de bancos giratórios no centro: enquanto o motorista se diverte no comando da perua, os passageiros escolhem a melhor posição para passear na traseira. Em todos os acentos — assim como nas laterais de portas —, o couro predomina e exibe costuras exclusivas, todas sugeridas pelo customizador.
Como salientado no início do texto, o estilo replica os modelos de 1960, excluindo terminantemente qualquer tipo de tecnologia. Painel, por exemplo, foi mantido original, apenas com velocímetro e hodômetro. O mesmo vale para alavancas e maçanetas de portas — essas, no máximo, receberam pintura branco pérola. Até mesmo os vidros laterais dianteiros permaneceram corrediços, sem qualquer auxílio para a sua abertura.
Se você teve experiência de pilotagem apenas em carros atuais, a primeira impressão ao guiar essa Volkswagen pode ser, digamos, um pouco assustadora! Além do sistema de freios rústico, o qual exige uma montada com vontade no pedal central (se possível, pise com os dois pés no acionamento), a direção é pesada e revela uma bela folga, “acessório de série” das Kombi. E, por falar em folga, a alavanca de câmbio encontrará a marcha “por osmose” — enquanto você não se familiarizar com o carro, as marchas simplesmente não engatam!
Mas, basta alguns minutos conhecendo a Kombi Califórnia para viajar à década de 60 e perceber o quão divertido foi esse tempo. Nas ruas, os mais velhos simplesmente param o que estão fazendo para reverenciar o modelo e lhe mandar um cumprimento — você encarna o papel de prefeito em época de campanha eleitoral, acenando para todo mundo que vê. Lisa, a lataria torna-se espelho para ajeitar a camisa e pentear o cabelo — nesse caso, a porção inferior da carroceria, na cor Laser Red (vermelha). A parte superior recebeu o pigmento Vanilla Shake, também da fabricante Basf, um teto solar irado do tipo Ragtop e, como não poderia faltar, uma prancha de surf estilizada!
Para ganhar mais elogios diante dessa “imersão ao passado”, Batistinha aplicou um nostálgico jogo de rodas Randar Escarabajo aro 17”, verdadeiro sonho de consumo dos amantes de clássicos Volkswagen. À partir daí, ficam claras as intenções do customizador dessa Kombi Califórnia: resgatar com muito estilo uma década repleta de revoluções, conquistas… E surf!
Veja também
Customização
Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman
Customização
Karmann-Ghia roda em São Paulo no estilo da Califórnia
Customização
Rara Kombi “barndoor” de 1950 passou por customização polêmica; entenda o caso
Customização
Ford 1932 apodrecido é resgatado em fazenda e vira um hot rod impecável
Customização
Fusca 1971 ao estilo “German Look” surpreende com um curioso motor de 250 cv
Customização