Motos

Yamaha pode estar preparando uma nova geração da R1, modelo deve aparecer ainda esse ano no Salão de Milão

A Yamaha parece estar perto de lançar uma nova geração da R1 para 2023. Desde 2016 sem ser vendida no Brasil, alguns boatos e um registro da Federação Internacional de Motociclismo podem indicar que um novo modelo estaria prestes a surgir e pode aparecer ainda esse ano no Salão de Milão (Itália). 

O assunto é tratado como uma especulação, mas veio à tona depois que a FIM (Fédération Internationale de Motocyclisme, em francês) realizou o registro de uma nova Yamaha YZF1000W. O órgão é responsável por legalizar e definir as motos esportivas de uso exclusivo para pista e os modelos que podem podem rodar nas ruas. 

Em primeiro momento a Yamaha deve estar fazendo a homologação da R1 “track only” de uso em pista para em seguida desenvolver o modelo “Street Legal” que é vendido nas concessionárias. Atualmente a versão de mercado é a de 2015, o que nos faz acreditar ainda mais que a fabricante japonesa está para lançar uma nova geração em 2023.

Durante esses 8 anos do modelo atual, apenas uma atualização foi feita, e somente para se enquadrar nas novas regras de emissões que passaram a vigorar na Europa. Fora isso, nenhuma novidade apareceu, e a R1 viu os rivais seguirem um caminho diferente trazendo lançamentos e mudanças para os consumidores. 

A motocicleta esportiva atualmente possui um motor de 998cc de quatro cilindros, com refrigeração líquida capaz de gerar 198 cv de potência e 8,3 kgfm de torque, gerenciado por um câmbio sequencial de seis marchas. De acordo com Yamaha a R1 vai de 0 a 100km/h em 3 segundo com a velocidade máxima em 300 km/h.

Entre os rivais de mercado, Honda CB1000 RR Fireblade, Kawasaki Ninja ZX e Suzuki Hayabusa, Ducati Panigale V4 e BMW S1000RR são algumas que estão na mesma categoria da R1. Se uma nova geração surgir, talvez seja um modelo de despedida que seja vendido na Europa e outros países de acordo com as escolhas da Yamaha.

Divulgação/Yamaha