Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Customização

Dupla de VW Golf divide a mesma receita de sonorização

PRATICIDADE EM DOSE DUPLAUtilizada no dia-a-dia, dupla de VW Golf ganha projeto que preserva espaço interno e preza qualidade sonora, praticidade e acabamento

golfs-mk7-tsi-fullsound-144-1

Cliente de longa data da loja paulistana Young Sound, o dono deste Golf MK7 preto, um empresário que prefere manter o anonimato, é vidrado em som automotivo. Para se ter uma ideia, toda vez que compra um novo carro, montar uma sonzeira de qualidade é prioridade e, quando adquiriu este VW, não foi diferente. Para o projeto, no entanto, ao invés de comprar equipamentos do zero, o cara reutilizou peças de seu carro anterior (New Fiesta), tais como alto-falantes, módulos e processador de áudio, todos da gringa JL Audio.
golfs-mk7-tsi-fullsound-144-8
Assim como era no Ford, os falantes são “orquestrados” pela central multimídia original da viatura, que recebeu como upgrade um módulo que desbloqueia a tela, possibilitando aos passageiros assistirem DVDs enquanto o carro está em movimento.
golfs-mk7-tsi-fullsound-144-7
Sabino, um dos responsáveis por comandar a equipe da Young, revela outro detalhe. “Devido ao uso da central original do Golf, aproveitamos também um processador de áudio que estava presente no Fiesta. Com ele, conseguimos converter o sinal — saídas de fio normal da central original em RCA. Isso facilita à ligação dos módulos e, de quebra, limpa ruídos indesejados e possibilita uma equalização mais afinada do som”, explica o especialista.

Equilíbrio sonoro

Composto por um kit duas vias e um par de coaxiais — ambos linha C2, com 6” de diâmetro e 120 W RMS de potência — instalados no lugar dos falantes originais, o estéreo toca cristalino e bem equilibrado. Aumentando o volume, um subwoofer de 10” mostra que também está presente no porta-malas, colocando em ação seus 300 W RMS. Instalado em uma caixa selada de 30 litros, ele fica escondido dentro do estepe.
golfs-mk7-tsi-fullsound-144-3
“Invertemos a posição da roda para que sua parte interna ficasse voltada para cima (off-set negativo). Feito isso, moldamos o espaço com fibra e construímos a caixa, que fica encaixada como uma luva. O resultado ficou bem limpo e o melhor de tudo: não ocupou espaço no bagageiro”, revela o instalador.
Para garantir um acabamento ainda mais primoroso, o assoalho foi refeito em madeira (com compartimento para o módulo e o processador de áudio) e ganhou detalhes em acrílico preto brilhante, iluminados com lâmpadas LED azuis.
golfs-mk7-tsi-fullsound-144-5
“Por ser um carro utilizado no dia-a-dia, focamos em um acabamento discreto e diferenciado e que, além de resistente — malas podem ser carregadas tranquilamente, sem danificar os equipos —, também fosse prático (o acesso ao pneu reserva continua supersimples)”, detalha Sabino.

Nada é por acaso
Se você acha que ambos os carros são parecidos por coincidência, se enganou. Renerio Dias de Moura, dono do Golf “branquelo”, se inspirou totalmente no projeto do “irmão gêmeo” de cor negra. “Durante uma visita à loja, ele viu de perto o Golf e ficou impressionado com a qualidade de áudio e visual do porta-malas. Depois disso, não pensou duas vezes e pediu para fazermos ‘igual’ em seu carro. Foi como copiar uma receita, já que todos os componentes, com exceção do módulo (desta vez um JX, de 360 W RMS) são os mesmos”, conta o responsável pelos projetos.
golfs-mk7-tsi-fullsound-144-9
Como era de se esperar, os conjuntos tocam da mesma maneira, superequilibrados. No entanto, para garantir um pouco mais de identidade, a equipe trabalhou em um novo acabamento, com molduras acrílicas em formato diferenciado e iluminação na cor vermelha. Se você buscava por uma sonzeira de qualidade, mas tinha problemas em relação à estética e espaço interno, estão aí dois exemplos que cumprem com louvor a proposta.
golfs-mk7-tsi-fullsound-144-2

Texto: Lucas Ken Ohori
Fotos: Luciano Falconi
[nggallery id=602]