Publicado em
Curiosidades
Porrada: Da lama ao caos
A história do rali está recheada de grandes momentos, protagonizados por carros e pilotos carregados de talento para enfrentar lama, terra, asfalto… Mas, quando o bólido não corresponde ou o piloto vacila, é isso que acontece:
Sem preocupação
Como você se sentiria se capotasse seu carro durante a primeira prova de Rali do ano? Frustrado, talvez? Kimi Räikkönen não deu a mínima depois de deixar o carro de cabeça para baixo em uma vala, durante a etapa da Búlgaria. O cara ainda subiu no Citroën e fez pose de “herói” para um fotógrafo que estava por perto.
Fiesta flutuante
Ott Tanak e seu co-piloto tiveram a sorte de escapar ilesos após um acidente grave no Rali do México desse ano. Um dano na suspensão dianteira fez a roda do seu Ford Fiesta RS travar, fazendo o carro sair da pista para a direita e mergulhar em um lago. Com o rádio de comunicação danificado e sem sinal de celular na área, a ajuda só chegou 20 minutos depois.
Tudo no seu tempo
O atual campeão de Rali do WRC, Sébastien Ogier, demorou bastante para tirar seu xará, Loeb, do trono. Em 2013, a briga entre os dois estava acirrada e foi durante a etapa da Alemanha que ele teve a chance de desempatar. Depois de uma derrapada, Ogier bateu seu VW Polo R justamente no final do estágio danificando a suspensão. Por isso, teve que abandonar a corrida.
Rali acrobático
Famoso por seus vídeos virais na internet, Ken Block já competiu no mundial de Rali durante alguns anos. Em 2011, ele sofreu um grave acidente durante o shakedown (treino) na etapa de Portugal, quando entrou muito rápido em uma curva, pegou uma ondulação com a roda traseira e capotou. Graças à segurança do carro, piloto e navegador sairam ilesos.
Aderência, cadê você?
Pikes Peak Hill Climb é a mais desafiadora subida de montanha do mundo. Em 2012, o piloto Jeremy Foley foi correr com seu Lancer Evo e, faltando alguns quilômetros para finalizar a prova, os pneus dianteiros perderam aderência a ponto de tirar o carro do traçado e lançá-lo no barranco em alta velocidade. A dupla, por sorte, teve só ferimentos leves.
Com as mãos abanando
O Rali Dakar é a mais difícil prova do automobilismo fora de estrada — 14 dias e 9 mil km de terra não são para qualquer um. O argentino Juan Manuel Silva já correu em Dakar alguns anos, mas, nessa edição, ele sofreu um acidente com sua Mercedes ML que o tirou do sétimo estágio da competição.
Essa foi por pouco
Vendo só a imagem, a impressão que dá é que esse Renault Clio atropelou todo esse pessoal que estava assistindo uma etapa de Rali na Itália. Por incrível que pareça, ninguém saiu ferido, nem mesmo o piloto que porrou o carro na mureta em alta velocidade. O vídeo foi publicado ano passado e tem mais de 12 milhões de visualizações.
Querida, cheguei!
Figura carimbada em todos Rali do mundo, o Subaru Impreza tem motor forte e tração integral para ser um dos melhores carros para o esporte. Mas, quando o piloto não tem “braço” para controlar essa fúria japonesa, pode acontecer isso aí: depois de travar as rodas na frenagem, o Subbie só foi parar ao bater em uma casa de madeira.
Se não sabe, não faça
Não é todo mundo que tem grana para ter um bólido somente para competir. Uma galera na Suécia sabe muito bem disso e todo ano promove um Rali amador, com carros de rua. Esse cara que quis dar uma de Colin McRae em sua primeira corrida, entrou muito rápido na curva e caiu na vala capotando. Ninguém se feriu. Mas, o Astra… Já era!
Veja também
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Curiosidades
Não é fake: Entenda por que a Citroën vende uma van com duas frentes
Curiosidades
Nova bicicleta Lotus da equipe britânica está pronta para a Olímpiada de Paris
Curiosidades