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Audi A3 Sedan brilha com envelopamento em vermelho cromado e suspensão a ar
Por: Eduardo Bernasconi / Fotos: João Mantovani
A Audi do Brasil apresentou recentemente seu A3 Sedan, fabricado em São José dos Pinhais (PR), com motor 1.4 Turbo flex bem esperto. Poucos dias antes do anúncio, fomos até a sede da empresa, em São Paulo, pertinho do Galpão FULLPOWER, e retiramos um modelo igual ao fabricado aqui, porém ainda da safra vinda da Hungria. Cinza, 6.871 km marcando no hodômetro, câmbio DSG de sete marchas… Era o cara perfeito para nosso plano barulhento de participação no BGT 7, evento focado nos VAG. Parcerios para a empreitada? Castor Suspensões e Avery Dennison/Sid Signs, fabricante norte-americana de películas, com sede pertinho da capital paulista. Depois de pronto, tudo pareceu bem simples, mas não foi bem assim.
André Luis, da Castor, chegou causando no Galpão com uma bobina azul metálica, lindona, e precisava apenas de um Audi para jogar o material em cima e “partiu BGT”. Só que não… O material na verdade era um produto que, apesar de bonito, não tinha performance para cobrir um automóvel. Segundo Luiz “Luukfilm” Agostinho, o material apresentado não fazia curva, era duro demais e se recusava a obedecer as vontades do aplicador. Com um soprador térmico nas mãos e a ajuda da filha Larissa, ele mostrou na prática que o material esticava até certo ponto e depois rasgava. Ou seja, nada feito. Era enganação.
Ok. Devolve o Audi, joga fora a bobina de má qualidade e fica em casa no final de semana do BGT? Claro que não! Liga pra um, zap pro outro, mensagem de texto para um terceiro, o quarto, até que, dois dias depois, achamos o Conform Chrome, da Avery Dennison. Segundo os técnicos da fábrica, o material leva esse nome justamente por se “conformar” em qualquer peça de um carro, sem recortes ou emendas. Para fazer um paralama, por exemplo, basta um pedaço único da película com aparecência colorida/cromada. No Brasil, as cores mais comuns nesse acabamento são o prata, o vermelho e o azul. Há preto e dourado, mas são mais raros. A paulada é grande: uma bobina pode passar dos R$ 7 mil e dá para um veículo apenas. Mas a exclusividade e capacidade de reversão valem o investimento, ainda mais para um show-car.
A qualidade do material ajuda também no tempo de aplicação. Alemão e Larissa fizeram o carro completo em menos de 48 horas. Ou seja, sobrou tempo para sair rasgando da sede da Luukfilm, no Ipiranga (SP) e parar 70 km a frente, em Jundiaí, para a montagem da suspensão a ar e rodas de liga leve bem maiores.
Como o carro foi montado em parceria com um fabricante de suspensões reguláveis, era evidente que o sistema escolhido teria que subir e descer com facilidade. Bolsas gomadas, módulo eletrônico, cilindro de alumínio e hardline elitizaram o trabalho no conjunto a ar. Os comandos são todos Castor Air Ride, permitindo manobras conectadas ao carro ou à distância, via Bluetooth no celular ou controle remoto convencional. Além disso, é possível controlar cada bolsa independentemente e nivelar a nave com mais precisão.
O funcionamento é simples: o dono pode programar quanto de ar haverá em cada bolsa, por meio de um visor digital individual. Ao inserir a pressão desejada para cada bolsa (lisa ou gomada) e acionar qualquer comando, o sistema sobe totalmente o carro e solta o ar automaticamente até o posição desejada. Existem três memórias no sistema. Assim o usuário não precisa sair do carro pra saber se a altura está boa. Desta forma, pode-se programar a distância do solo para entrar e sair da garagem, uma altura para rodar diariamente e uma terceira que fica ao gosto do dono.
No caso deste A3 Sedan calçado com a Kraftberg Leuch, aro 19”, dá para rodar pregado, mas os paralamas vão sofrer. O ideal é uma regulagem mansa, que permita rodar suave e bem baixinho, mas sem contato do lip das rodas com a carroceria. Esse acabamento tipo “candy”, bem maçã do amor, não merece ficar todo amassado nas beiradas só para rodar colado. Isso é digno de exposição, mas desde que chegue rodando de boa, pelas estradas do País, para depois se apresentar socado, lindão, como fez no BGT7.
Ficha Técnica:
Motor > 4 cilindros em linha, 1.4
Alimentação > Injeção eletrônica, gasolina
Potência > 180 cv
Torque > 32 kgfm
Transmissão > Sequencial, sete marchas, tração dianteira
Freios > Discos ventilados
Pneus > 225/30
Rodas > Aro 19”
Upgrade > Suspensão, rodas, pneus, remap, envelopamento
Empresas > Castor Suspensões, Luukfilm, Avery Dennison, Sid Signs
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