Publicado em
Customização
Mercedes 190E ano 1993 deixa purismo de lado e anda socado com rodas 17“
Por: Leonardo Figueira / Fotos: Diogo Pena
O bancário Thiago Ohara herdou a paixão por carros alemães do pai, que era motorista particular e sempre teve alguns VW na garagem. “Além do meu pai, um primo mais velho já rebaixava carros há uns 15 anos, e eu sempre estava por perto. Desta forma foi inevitável a influência pelos carros modificados”, conta. Em 2005, Thiago comprou seu primeiro carro, uma Parati “bolinha” que está com ele até hoje. Depois de algum tempo ele adquiriu esta Mercedes 190E por acaso. “Sempre admirei o chassis W201 da Mercedes devido a ligação com Ayrton Senna em seu lançamento, mas não estava prevista a compra do carro. Foi por uma indicação de um amigo, essa boa oportunidade deu vida a mais este sonho”, lembra.
Foi só a nave chegar na garagem que diversas ideias passaram na cabeça de Ohara. O carro tinha a pintura um pouco castigada, mas isso não desanimou. “Já imaginava ele do jeito que está. Decidi manter esse visual “rusty” em respeito à personalidade do carro.“Sou adepto do visual ‘clean’, então me propus montar o carro nos detalhes. Sempre quis rodas com bordas e mais tala num carro alemão de puro sangue”, conta Thiago.
O primeiro passo foi abaixar a suspensão, que usa sistema fixo feito pela Lucar Mecânica, da Zona Norte de São Paulo. “O carro ficou confortável ao extremo para andar, mesmo baixo continua com o nível de uma Mercedes. Por esse motivo é necessário atenção com as ondulações do asfalto, pois o carro anda bem perto do chão e a atenção é redobrada. Quanto a frenagem, o ABS não sofre nenhuma alteração devido a altura”, explica o dono. Várias peças externas foram trocadas devido ao desgaste do tempo, como faróis e piscas. A grade frontal ganhou a cor chumbo e uma mira original. A medalha na grade já veio no carro e da um toque especial na frente. O CD player Pioneer DEH 505 Wood original foi restaurado e, em breve, a Meca vai receber um sistema de som com caixa lateral e módulo, nada extremo. A mecânica foi totalmente revisada na oficina BlueCar, especialista em Mercedes-Benz, que fica na Mooca, Zona Leste de São Paulo. Agora o Mercedão roda sem problemas. As redondas escolhidas foram as réplicas de BBS RS da Rodera na medida 17”x 8,5” e são calçadas nos 195/40, deixando o pneu “stretch”. O 190E é o xodó de Thiago. É seu carro de curtição nos finais de semana e, de vez em quando, o cara usa o sedã para ir ao trabalho. “O mais engraçado e gratificante é quando estou com esse carro e vejo a reação das pessoas na rua. Não é toda hora que você vê um Mercedes antigo no trânsito, baixo, com rodas diferentes. É só parar no farol ou estacionar em algum lugar que sempre chega alguém pra perguntar sobre o carro, tirar foto, perguntar se eu vendo…”, brinca Thiago.
O carro está montado do jeito que ele sempre pensou e segundo ele, não pretende fazer alterações muito significativas. Pois seu foco é finalizar outro Mercedes que está em sua garagem, um W114 1969 com câmbio 4 marchas na coluna e placa preta. “O carro está passando por uma restauração quase que completa, longos meses trazendo peças de outros países pra montar o motor original M130 de 6 cilindros. Pretendo montar uma boa suspensão a ar, seguir a linha ‘oldtimer’ mantendo os pneus faixa branca e finalizar mais um sonho de todo bom Mercedeiro”, finaliza. Mais Imagens:
Veja também
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Customização
Pininfarina lança série de hipercarros inspirados no Batman
Customização
Karmann-Ghia roda em São Paulo no estilo da Califórnia
Customização
Rara Kombi “barndoor” de 1950 passou por customização polêmica; entenda o caso
Customização
Ford 1932 apodrecido é resgatado em fazenda e vira um hot rod impecável
Customização