Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Audi revela a nova geração do A3, que será vendida no Brasil

O Golf mk8 que nos perdoe, mas o novo Audi A3 está sensacional! A quarta geração do hatch médio premium foi revelada nesta semana e impressionou demais com seu design elegante/invocado e até diferenciado do restante da linha Audi, algo que não costumava acontecer com os carros da marca alemã. Aquele papo de que todo Audi é igual está ficando para o passado.

Tal como outros lançamentos, o novo A3 tinha planos de debutar no Salão de Genebra (Suíça), mas não contava com o cancelamento do evento por causa do coronavírus. Com ou sem mostra, temos pelo menos a certeza de sua vinda para o Brasil. A Audi não nega que ele virá, mas ainda guarda segredo sobre quando isso ocorrerá. Nosso palpite é que o lançamento ocorra no início de 2021.

Curtiu o carro? Seguindo o DNA do restante da linha Audi, o A3 passa a ostentar uma grade maior, faróis com nova assinatura de leds, carroceria com vincos mais marcantes e lanternas mais afiladas. O hatch feito sobre a carroceria modular MQB-Evo cresceu três centímetros, chegando a 4,34 metros de comprimento. A largura, de 1,82 m, teve o mesmo aumento de 3 cm; somente a altura (de 1,43 m) e a distância entre eixos (2,64 m) permaneceram inalteradas.

Por dentro, a renovação do design foi completa. O novo quadro de instrumentos tem tela 100% digital de 10,25 polegadas, podendo ser substituído por um de 12,3″ e com head-up display nas versões mais caras. A central multimídia de 10,1” evoluiu dez vezes mais em relação à antiga, segundo a Audi, e conta com wifi integrado.

Debaixo do capô do novo Audi A3, a principal novidade é o motor 1.5 turbo à gasolina de 150 cv, combinado com um sistema híbrido-leve de 48V com gerador elétrico acionado por correia, que entrega mais 12 cv e 5 kgfm de torque. Na Europa, haverá ainda outras duas opções de propulsor 2.0 diesel de 116 ou 150 cv. A tração é dianteira e as opções de câmbio são manual de seis marchas ou de dupla embreagem e sete velocidades.

Que venham agora as versões mais esportivas do novo A3. O S3, por sinal, deve ser revelado ainda este ano. Já a configuração mais apimentada, RS3, ainda não tem data para estrear.