Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Lotus recupera projeto dos anos 1970 e confirma lançamento do Type 66

Depois de 53 anos, a Lotus Cars está resgatando um projeto de 1970 para transformar em realidade. A montadora confirmou nesta semana a produção do Type 66, um veículo de corrida que foi desenhado para acelerar nas competições dos anos 70. Com o intuito de homenagear seu fundador, a fabricante decidiu construir o modelo em 2023, mas com um lote limitadíssimo de apenas 10 unidades que serão destinadas para clientes selecionados. 

Este projeto único foi apresentado no ‘The Quail, A Motorsport Gathering’ como parte da Monterey Car Week na Califórnia, EUA. Com um visual exótico, o Type 66 será o novo e ultra-exclusivo carro de baixo volume da fabricante britânica. Ele dá vida a um programa de prancheta de desenho chamado “Lotus perdida”, uma forma de recapitular a herança da marca mundialmente famosa dentro do automobilismo. 

Divulgação

Para recriar o Type 66, a Lotus utilizou um software de computador de última geração. A equipe liderada por Russell Carr, Diretor de Design da Lotus, digitalizou uma série de desenhos em escala 1/4 e 1/10 fornecidos por Clive Chapman e criou renderizações 3D para fornecer uma perspectiva totalmente nova do veículo. Os esboços originais eram fiéis aos primeiros projetos de Colin Chapman, apresentando uma cabine que reduziria o arrasto e melhoraria o fluxo de ar para a asa traseira.

Combinando a tecnologia e componentes de corrida de última geração da atualidade, foram necessárias mais de 1.000 horas de trabalho em Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) focados na aerodinâmica. O resultado de tudo isso garantiu uma força descendente de downforce superior a 800 kg a 240 km/h. Isso é muito mais do que o design original da parte inferior da carroceria teria sido capaz de gerenciar, melhorando a segurança do motorista e o desempenho do veículo para tempos de volta mais rápidos.

Divulgação

Sob o capô, o motor V8 vai garantir nada menos que 830 cv de potência a 8.800 rpm e 76 kgfm de torque aliados a um câmbio sequencial de corrida e uma embreagem multi-disco anti-stall. O modelo ainda vai possuir freios ABS e uma série de componentes mecânicos modernos e forjados de alta performance. Segundo a fabricante, o desempenho será equivalente a  um “carro de corrida GT3 da atualidade”. 

O novo Lotus Type 66 vai custar cerca de £ 1,0 milhão, ou R$ 5,2 milhões de reais em uma conversão direta sem impostos. Os dados de desempenho ainda não foram divulgados. Vale lembrar que apenas 10 unidades serão produzidas. Após a estreia mundial do carro no The Quail, o Type 66 será exibido no Concept Lawn no Pebble Beach Concours d’Elegance no domingo, 20 de agosto.

Divulgação