Motul – Home 01 e 03 – Single 01 e 02
Carros de passeio

Porsche panamera ganha nova geração que estreia no brasil em 2024

Depois de aparecer camuflado em vários teasers, o novo Porsche Panamera acaba de ser revelado. O modelo atual da fabricante alemã foi apresentado ao mercado internacional em 2016, estreando agora em uma nova geração repleta de novidades para se manter vivo no portfólio da marca de Stuttgart. Em um evento realizado em Dubai, o Panamera 2023 inaugurou destacando um novo visual, Powertrains E-Hybrid mais potentes e um novo sistema de suspensão de alta eficiência.

O novo Panamera mantém as linhas e proporções características da linha do modelo. Ele mede 5.052 mm de comprimento e tem 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura (Executive: 1.428 mm). Sua aparência reformulada tem na dianteira uma entrada de ar adicional acima da placa que serve para resfriar os motores atualizados. O modelo ainda possui faróis em LED Matrix Design de série em todas as versões, novas rodas e contornos das janelas redesenhados.

Seguindo a tendência de seus últimos lançamentos, o novo Porsche Panamera ganha um cockpit bem parecido com o visual visto no Taycan. O painel de instrumentos agora é 100% digital. A fabricante alemã também moveu o seletor de marcha para a direita do volante e incluiu uma tela de 10,9 polegadas para o passageiro que exibe dados de desempenho do veículo com direto à customização dos dados. Também permite a operação do sistema de infotainment e suporta streaming de vídeo enquanto o carro está em movimento. 

Divulgação

Versões do modelo com o nome Turbo ocupam uma posição especial na Porsche como os grandes exemplos de desempenho. A Porsche fortaleceu essa posição na linha do modelo com o Panamera Turbo E-Hybrid. Externamente, é caracterizado por um para-choque traseiro diferenciado com painéis de difusor pintados e um para-choque dianteiro exclusivo na cor do veículo. Há também ponteiras de escape com acabamento bronze escuro e rodas com fixação central opcionais, que também podem ser escolhidas nos outros modelos.

A cor exclusiva do Turbo, Turbonite, é usada como contraste nas tiras da janela lateral e no logotipo Turbo na tampa traseira, bem como no emblema da Porsche no capô, rodas e volante. No interior, o Turbonite é combinado com elementos de carbono para criar um ambiente esportivo. Pode ser encontrado, por exemplo, no conta-giros central no painel de instrumentos e como a cor dos controles no console central.

Divulgação

Sob o capô, a nova geração do Panamera estreia com quatro opções de motorizações E-Hybrid. Começando pelo poderoso 4.0 V8 biturbo renovado associado a um motor elétrico alimentado por uma bateria de 25,9 quilowatts-hora que vai garantir nada menos que 680 cv de potência e 94,7 kgfm de torque. Essa receita está aliada a transmissão PDK de 8 marchas e a tração integral. Segundo os dados técnicos da fabricante, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 314 km/h.

Para as versões Panamera e o Panamera 4 o propulsor será o 2.9 V6 turbo de 353 cv e 50,8 kgfm de torque. Na variante de entrada o 0 a 100 km/h será de 5 segundos e a velocidade máxima de 272 km/h. Já no  Panamera 4 – com tração integral – os números são melhores, podendo chegar aos 100 km/h em 4,7 segundos, atingindo 270 km/h de velocidade máxima.

Divulgação

O novo Panamera já vem de fábrica com a suspensão pneumática de duas câmaras e duas válvulas com Porsche Active Suspension Management, além de poder ser equipado opcionalmente com eixo traseiro esterçante, sistema Porsche Active Ride mantém a carroceria ainda mais estável e até compensa movimentos de inclinação e rotação do veículo, entre outros.

Construído na na fábrica de Leipzig, Alemanha, o novo Porsche Panamera já está disponível para encomendas em mercados da Europa, Oriente Médio e América do Norte. No Brasil, as pré-vendas do novo Panamera devem ser iniciadas somente em 2024, em data ainda sob definição. Os preços ainda não foram revelados.

Divulgação