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Carros de passeio

Mais leve e com potência extra, novo BMW M3 CS chega ao Brasil em tiragem super limitada

BMW M3 CS

Mais potente, mais leve e mais rápido. Essas são algumas das evoluções presentes no novo BMW M3 CS, sedã superesportivo que acaba de desembarcar no Brasil em uma tiragem limitada de apenas 17 carros, com preço unitário de R$ 1.299.950.

O M3 mais potente da história construído pela divisão BMW M GmbH, a versão CS (de Competition Sedan), tem um motor semelhante ao do M4 GT3 de corrida: um bloco 3.0 de seis cilindros em linha biturbo, com a pressão das duas turbinas aumentada para entregar 550 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Com essa modificação, o novo modelo é 40 cv mais potente que as versões Competition e Competition Track. Mas isso é só o começo.

BMW M3 CS

Carro vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e de 0 a 200 km/h em 11,1 s (Divulgação)

O conjunto mecânico é complementado pela transmissão automática M Steptronic de oito marchas e tração integral xDrive. Segundo a BMW, o M3 CS acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e leva 11,1 segundos para alcançar 200 km/h a partir da imobilidade. O carro continua acelerando até atingir 302 km/h, velocidade limitada eletronicamente.

M3 CS passou por “dieta” à base de fibra de carbono

O BMW M3 CS tem diversos componentes feitos de Plástico Reforçado com Fibra de Carbono (CFRP, na sigla em inglês) para diminuir o peso total do carro. Esse material é utilizado na fabricação do teto, capô, para-choque dianteiro, entradas de ar, capas dos espelhos retrovisores externos, difusor traseiro e no spoiler do veículo. O console central, os paddles shifts e os acabamentos internos também são fabricados em CFRP.

BMW M3 CS

M3 CS é cerca de 34 kg mais leve que o M3 convencional (Divulgação)

A “dieta” do M3 CS também inclui assentos M Carbon, mais leves, bem como o silenciador traseiro de titânio. Com essas alterações, o modelo perdeu cerca de 34 kg em comparação ao BMW M3 convencional.

BMW M3 CS é feito para o uso extremo

Além do ganho de potência e o alívio de peso, a versão CS tem outros recursos especiais que contribuem para a alta performance. O modelo conta, por exemplo, com o menu M Setup, que altera a configuração padrão de tração integral para a função Sport, direcionando mais torque do motor para as rodas traseiras. Também é possível desligar o Controle Dinâmico de Estabilidade e ativar o modo de tração totalmente traseira.

BMW M3 CS

Interior do carro vem com bancos dianteiros M Carbon, fabricados com fibra de carbono (Divulgação)

O M3 CS ainda vem com ajustes diferenciados na cambagem das rodas, amortecedores, molas auxiliares e nas barras estabilizadoras para aumentar a precisão da direção e o controle lateral do carro em curvas. A suspensão adaptativa M, chassi e o sistema de freios do sedã esportivo também vêm em configurações exclusivas.

Por fim, o carro é equipado com rodas de liga leve forjadas, medindo 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no traseiro, calçadas em pneus nas medidas 275/35 R19 na frente e 285/30 R20 na parte traseira, desenvolvidos especialmente para o novo M3 CS.

BMW M3 CS

Grade frontal do M3 CS troca as molduras por contornos vermelhos para aliviar o peso do carro (Divulgação)

O M3 CS está disponível no Brasil nas cores Cinza Brooklyn, Preto Safira e Verde Signal (como o modelo que aparece nas fotos). O visual do carro se diferencia das demais versões do M3 pela grade frontal em forma de rim e sem moldura, para reduzir o peso, com contornos vermelhos.