Cultura

Audi prepara encontro de gerações para festival de Goodwood, na Inglaterra

O tradicional festival de velocidade de Goodwood, no sul da Inglaterra, que reúne uma série de máquinas esportivas e algumas competições, vai começar no próximo dia 29 de junho e vai até o 2 de julho. Para celebrar a ocasião, a Audi vai levar três modelos vencedores das 24h de Le Mans, o protótipo de rali da Audi para o Grupo S e o RS 5 DTM que compete este ano na categoria.

No espaço reservado à marca das argolas, o R8 LMP de 2000 provavelmente terá o maior destaque. O modelo, sob o comando do piloto Tom Kristensen, foi o primeiro carro da Audi a levar o caneco de Le Mans para casa. O piloto também vai posar ao lado do R10 e R18, outros dois modelos vitoriosos de Le Mans em 2008 e 2013, respectivamente.

Outra exibição histórica da Audi no festival vai ser o protótipo do Grupo S de rali, projeto feito para disputar o mundial sobre a terra em 1988. O carro não chegou a ser utilizado na competição, porque a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu extinguir o grupo B de rali em 1987 e, consequentemente, o Grupo S, após um grave acidente durante a competição em Portugal. Esta será a segunda vez que o protótipo do Grupo S será visto em ação, pilotado por Hannu Mikkola, finlandês campeão do mundial de rali em 1983 a bordo do lendário Audi Rallye Quattro.

Para completar a exibição da Audi em Goodwood, a marca vai levar o RS 5 DTM, baseada na nova geração do modelo, que foi apresentada ao mundo no ano passado, e o R8 LMS, vencedor da edição deste ano das 24h de Nürburgring, na Alemanha, em maio.

Texto Hector Vieira

Fotos Divulgação Audi