Publicado em
Cultura
Audi prepara encontro de gerações para festival de Goodwood, na Inglaterra
O tradicional festival de velocidade de Goodwood, no sul da Inglaterra, que reúne uma série de máquinas esportivas e algumas competições, vai começar no próximo dia 29 de junho e vai até o 2 de julho. Para celebrar a ocasião, a Audi vai levar três modelos vencedores das 24h de Le Mans, o protótipo de rali da Audi para o Grupo S e o RS 5 DTM que compete este ano na categoria.
No espaço reservado à marca das argolas, o R8 LMP de 2000 provavelmente terá o maior destaque. O modelo, sob o comando do piloto Tom Kristensen, foi o primeiro carro da Audi a levar o caneco de Le Mans para casa. O piloto também vai posar ao lado do R10 e R18, outros dois modelos vitoriosos de Le Mans em 2008 e 2013, respectivamente.
Outra exibição histórica da Audi no festival vai ser o protótipo do Grupo S de rali, projeto feito para disputar o mundial sobre a terra em 1988. O carro não chegou a ser utilizado na competição, porque a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu extinguir o grupo B de rali em 1987 e, consequentemente, o Grupo S, após um grave acidente durante a competição em Portugal. Esta será a segunda vez que o protótipo do Grupo S será visto em ação, pilotado por Hannu Mikkola, finlandês campeão do mundial de rali em 1983 a bordo do lendário Audi Rallye Quattro.
Para completar a exibição da Audi em Goodwood, a marca vai levar o RS 5 DTM, baseada na nova geração do modelo, que foi apresentada ao mundo no ano passado, e o R8 LMS, vencedor da edição deste ano das 24h de Nürburgring, na Alemanha, em maio.
Texto Hector Vieira
Fotos Divulgação Audi
Veja também
Carros de passeio
Recorde de Porsche no Brasil, em 2024
Cultura
Ford Mustang GTD é o primeiro americano a andar abaixo de 7 minutos, em Nurburgring
Carros de passeio
Prêmio de Design vai para a KIA, novamente
Carros de passeio
Pilote naves esportivas a partir de R$ 190?
Carros de passeio
RS6 e RS7 em edição especial: interior diferenciado
Curiosidades